Trending

Threads: A prova de quem quer mais, vence

Postado em

Threads: A prova de quem quer mais, vence
Dener Lippert Dener Lippert

Leia em 7 min

O Instagram lançou a sua nova rede social e provou mais uma vez que o trabalho duro é mais importante do que qualquer grande ideia. O Twitter acabou de aprender isso, na prática. 

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e CEO do grupo Meta, é um dos grandes players do mundo dos negócios. Além de ter criado a rede social mais popular da história, o seu nome é sinônimo de sucesso e inspira vários empreendedores ao redor do mundo. 

Mas, caso você pense que o sucesso dele se deve apenas às ideias brilhantes, não se engane. O Threads é a grande prova de que querer muito e fazer acontecer, seguindo um plano é o mais importante. E quem quer mais, vence.

O que é o Threads?

O Threads é a nova rede social do Instagram. Ela permite que você compartilhe textos sobre seus principais interesses. Ou seja, é bastante semelhante ao Twitter. A grande vantagem da nova rede é a funcionalidade. 

Estando diretamente ligada ao Instagram, os contatos podem ser sincronizados entre as redes sociais. Na prática, não é preciso criar um novo público, uma vez que você pode migrar as pessoas do Instagram. Isso torna a rede social mais cômoda para quem irá ingressar.

Por que o Threads foi um sucesso imediato?

A nova plataforma chegou aos 1 milhão de usuários em uma hora. Para título de comparação, o Instagram levou 2 meses. O Facebook precisou de 10 meses para chegar a um milhão de usuários. O Twitter, principal rival do Threads, demorou dois anos. Ou seja, o sucesso é inegável. 

Mas os motivos do sucesso do Threads vão muito além daquele apelo que qualquer novidade tem. 

O efeito F.O.M.O

Você sabe o que é F.O.M.O ou “Fear of Missing Out”? É um termo em inglês que basicamente significa “medo de ficar de fora” de algo novo. Toda vez que alguma novidade aparece, as pessoas têm esse medo. Mas no caso do Threads, isso tomou outra proporção. 

Como o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, o fato de uma nova rede ter sido lançada por eles gera ainda mais antecipação. Dessa forma, muitos dos usuários do Instagram sentiram uma necessidade de migrarem para o Threads. E isso nos leva ao próximo motivo.

A Conexão com o Instagram

Para entrar no Threads, você não precisa criar uma nova conta em um app até então desconhecido. Você simplesmente baixa o aplicativo e entra com a mesma conta que utiliza no Instagram. 

Sendo assim, a nova plataforma já nasceu com a credibilidade do Instagram e do Grupo Meta. O que a torna uma rede de muito mais prestígio do que seria se tivesse sido criada por outra empresa.

Em um mundo em que existem cada vez mais opções de plataformas ou redes sociais, nascer com o selo do Grupo Meta faz com que você saia na frente de qualquer concorrente. Agora junte isso a praticidade de poder importar seus dados, contatos, posts e stories direto do Instagram para o Threads e você tem uma receita de sucesso. 

O Timing perfeito

O timing do lançamento do Threads foi perfeito. É inegável que o aplicativo chega sem grandes inovações. É o Twitter com uma nova roupagem. Mas foi a rivalidade de Mark Zuckerberg com Elon Musk, que tornou o lançamento do Threads um novo capítulo nessa batalha. 

Elon já acusou o CEO da Meta de ter copiado sua plataforma, que ele comprou no final de 2022. Vendo que seu grande rival havia adquirido o Twitter, Zuckerberg não perdeu tempo em preparar a sua própria versão. 

Porém, o Threads chega com a base de usuários do Instagram, uma das maiores do mundo. E chega também em um momento em que o Twitter se encontra em uma espécie de crise, com algumas das decisões de Elon tendo um impacto negativo na plataforma. Em outras palavras, a verdade é que o timing de lançamento não poderia ter sido melhor. 

O Threads vai vingar?

Ainda é muito cedo para saber se o Threads vai de fato se tornar o “novo twitter”. Muitas das novas plataformas anunciadas nos últimos anos acabaram se provando fracassos, apesar da histeria coletiva criada durante os primeiros meses. 

A própria Meta, criadora do Threads, se viu no meio dessa crise causada por aqueles que eu gosto de chamar de “Promotores de Histeria Coletiva”. Quando foi anunciado, o Metaverso virou o tópico mais falado da internet. Muitos acharam que até 2024, estaríamos todos vivendo dentro dessa nova realidade paralela. O tempo provou que isso não passava de um delírio coletivo. 

O mesmo foi o caso do “Clube House”, que foi considerado por muitos como uma rede que se tornaria uma referência. Pouco mais de um ano após o seu lançamento, a maioria das pessoas nem sabe que essa rede já existiu. 

Dito isso, com o caso do Threads, acredito que seja possível afirmar que a plataforma está destinada ao sucesso. Com a base de usuários do Instagram e a credibilidade/expertise do Grupo Meta, a nova rede social tem tudo para, de fato, se tornar o novo Twitter. 

Teremos Threads Ads?

O Instagram anunciou que o Threads ainda não terá mídias pagas na plataforma. A ideia da Meta é incluir ads apenas quando tiver uma “massa crítica” de usuários. E ainda não é possível saber quando isso acontecerá.  

Dito isso, o branded content será permitido. Mas o que é isso? Branded Content é aquela “parceria paga” que aparece em alguns reels de influencers falando de algum produto ou marca. Isso é bastante comum no Instagram e será permitido no Threads. 

A orientação atual do Instagram é que as empresas presentes no Threads avisem quando o conteúdo se tratar de alguma relação comercial por meio de texto ou hashtag. Como é possível importar conteúdo do Threads para o Instagram, isso se torna uma boa oportunidade para as marcas que possuem um bom número de seguidores engajados na plataforma de fotos e vídeos. 

Sendo assim, uma boa alternativa para o marketing dentro da nova plataforma é trabalhar de forma orgânica. Por isso, é importante que as marcas que desejam se firmar no Threads comecem desde agora a trabalhar com os seguidores dentro da nova rede social. 

O que podemos esperar do Threads?

Apesar da empolgação inicial, é preciso ter calma quando se fala de qualquer novidade. O Threads tem tudo para se tornar um sucesso, mas há um aspecto de imprevisibilidade no universo das redes sociais que não pode ser ignorado.

Dito isso, é preciso reconhecer a genialidade do lançamento feito pela Meta. O timing perfeito, surfando no hype do duelo entre Musk e Zuckerberg e aproveitando a crise de insatisfação dos usuários com o twitter foi uma jogada de mestre. 

Além disso, a implementação da plataforma, sendo totalmente conectada ao Instagram, também foi brilhante. Utilizar a gigantesca base de usuários de uma rede para lançar e implementar outra é uma estratégia que deve ser estudada. 

A grande lição que podemos tirar de tudo isso é: quem faz, chega longe. Grandes ideias só mudam o mundo se acompanhadas de muito trabalho. E o Mark Zuckerberg fez. As pessoas que mudam o mundo são aquelas que aproveitam os momentos certos para agir. 

Se você gostou do assunto, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e com quem mais merece saber. Além disso, salve Aramis Way nos favoritos para mais temas como este. 


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore