Os costumem mudaram: diferenças entre terno, smoking e nova alfaiataria
Postado em
Leia em 6 min
Conheça os atributos de cada um e o que os tornam únicos.
Quando falamos sobre ternos masculinos é comum surgirem dúvidas sobre tipos de terno, comprimento ideal para as peças, entre outras questões.
Embora a alfaiataria acompanhe os homens há bastante tempo, há nomenclaturas, especificações, cortes, entre outros detalhes, que diferem cada uma das peças e podem gerar uma certa confusão.
Se você quiser entender mais sobre ternos masculinos, continue acompanhando o texto e conheça as diferenças entre terno, smoking e outros modelos!
O que é terno?
Algumas pessoas podem imaginar que terno masculino está relacionado ao conjunto de calça e paletó, ou até mesmo apenas a parte de cima do traje da roupa social. Você também pensa assim?
Esses enganos são comuns, mas vale explicar que na alfaiataria clássica a palavra terno está relacionada ao traje completo, o que inclui calça, paletó e colete e deve ser acompanhado de gravata.
O terno é bastante formal, com peças da mesma cor e tecido, sendo uma das opções de roupa masculina para casamento.
Quando a vestimenta inclui dois itens, calça e paletó, ela é chamada de costume. Nesse caso, o look se torna mais versátil e pode ser aplicado em outras ocasiões, como trabalho e eventos sociais.
Embora haja essa diferença entre os dois trajes, a palavra terno ficou mais popularizada. Por isso, ela acaba sendo mais empregada para definir o conjunto social, com ou sem o colete.
Quais as diferenças entre terno e smoking?
É importante entender as diferenças entre as vestimentas para saber qual é mais adequada a determinada ocasião.
O smoking, por exemplo, é uma alternativa mais formal do que o terno masculino. Sendo uma opção de roupa para casamento e eventos sofisticados. Além dele, há o meio fraque e o fraque, que têm o casaco mais comprido nas costas.
O conjunto é composto por calça, paletó e gravata borboleta. A principal diferença é que o paletó do smoking tem uma lapela de cetim, que deixa a peça ainda mais elegante.
Outro ponto que difere o terno do smoking é quanto ao uso. O primeiro é indicado para noivos, padrinhos e convidados de casamento, e em situações mais formais de trabalho.
O smoking, por sua vez, funciona bem para o traje do noivo ou de padrinhos e também pode ser utilizado em apresentações, premiações e cerimônias que pedem um dress code sofisticado.
Nova alfaiataria – O social, redefinido
Mesmo sendo uma categoria que as pessoas consideram como tradicional, nós encontramos uma forma de a deixar atualizada ao lifestyle do homem moderno.
Junto com um caimento impecável, as nossas peças de alfaiataria contam com tramas de flexibilidade e conforto.
Isso é proporcionado pela utilização do elastano na construção do modelo, resultando em um tecido mais resistente e que não limita seus movimentos.
Outro ponto de destaque da nova alfaiataria é a aparência moderna que cada peça carrega. Em poucas palavras: é uma linha que proporciona a sofisticação que você precisa e a comodidade que o seu lifestyle merece.
Tipos de ternos masculinos: paletó ou blazer, qual a diferença?
Independentemente do estilo do traje, se terno ou costume, ele será acompanhado por um paletó.
E não pense que os paletós precisam ser de modelos retos e largos, como aqueles usados antigamente. Hoje em dia, é possível encontrar peças mais modernas, em modelagem slim e super slim, que acompanham as necessidades e o perfil do homem atual.
As cores são variadas, indo das mais tradicionais como o preto e o azul-marinho, a outras mais diferenciadas como bordô e mostarda.
Tonalidades claras e o cinza também estão presentes nas coleções de ternos masculinos e são boas opções, especialmente para ocasiões diurnas.
O paletó ainda pode ser utilizado fora do terno masculino em combinações com calças de outros tecidos, cores e padronagens.
Já o blazer não faz parte do terno e é mais informal do que o paletó. Ele pode ser feito com tecidos como algodão ou linho, ser menos estruturado, conter estampas florais ou coloridas, entre outras características. Por esses motivos, ele se torna ainda mais versátil e pode compor um look com calça ou bermuda de sarja, calça jeans, entre outras ideias.
Como utilizá-los?
Antes de mais nada é preciso analisar a ocasião e o dress code. No caso de roupas masculinas para casamento, por exemplo, smoking ou terno são os mais indicados, podendo variar a cor e o tecido.
Em eventos noturnos com um dress code mais formal, a dica para acertar no look é dar preferência por tonalidades escuras e sapato social. Se as regras para a vestimenta são mais flexíveis, é possível variar na tonalidade das peças e na escolha do sapato.
O terno pode ser acompanhado de um tênis branco, por exemplo, agregando ainda mais estilo ao look. O traje pode ser monocromático, em preto ou azul-escuro, com destaque apenas para o tênis.
Outra sugestão de look é escolher uma camisa, ou camiseta branca, e optar por cores mais informais para o conjunto social, como bege, azul ou cinza.
Já o paletó ou o blazer podem ser utilizados em diferentes ocasiões, acompanhando o homem contemporâneo tanto em ambientes mais formais, quanto informais. Uma peça dessa consegue expressar atitude e estilo, ideal para jantares, festas, reuniões de trabalho, entre outras ocasiões.
Algumas dicas para acertar na escolha das peças são:
- cores: a escolha da tonalidade certa pode ajudar a expressar a sua personalidade e ficar mais alinhada ao estilo do evento;
- modelagens: é possível encontrar peças com cortes e modelagens mais modernas e slim que agregam versatilidade, atitude e dão um ar mais despojado ao look;
- caimento: as peças devem ter tamanho e caimento adequados ao corpo, não podem ficar nem muito justas e nem muito largas. No caimento perfeito, o paletó segue o formato do corpo e termina na altura do quadril;
- peças: dependendo da ocasião, o paletó, ou blazer, podem ser utilizados com calças de tons e tecidos diferentes, como calça jeans ou calça de sarja, por exemplo;
- combinações: analise as cores de cada peça, incluindo o sapato, para montar um traje harmonioso. Para quem não sente tanta segurança ao fazer combinações, uma dica é dar preferência a tons mais escuros com apenas uma peça mais clara.
Embora haja algumas nomenclaturas e regras sobre roupa social masculina, vale destacar que o importante é estar bem e confortável ao utilizá-la. Por isso, dê atenção a qualidade das peças, tamanho e caimento e se estão alinhadas com a sua personalidade e estilo.
Agora que você entendeu mais sobre ternos masculinos e conheceu as principais diferenças entre as peças poderá fazer as melhores escolhas para o seu look!
Gostou do texto? Ficou com alguma dúvida sobre ternos masculinos? Escreva para gente! E não deixe de conferir a nossa sessão de paletós para encontrar a peça ideal para você!
Compartilhar: