Trending

O que uma startup precisa para chamar atenção?

Postado em

O que uma startup precisa para chamar atenção?
Alfredo Soares Alfredo Soares

Leia em 2 min

Após o último ano ter gerado um clima de apreensão no mercado com a queda significativa no fluxo de investimentos em startups, muitos investidores ficaram em dúvida em como e onde investir. Questão essa que se tornou a mais popular no mundo dos negócios.

Segundo meu grande amigo Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, a melhor plataforma de investimento em startups do país, os investidores estão analisando minuciosamente os critérios e o potencial econômico de cada ideia e serviço antes de aplicar seu capital.

“Em um cenário repleto de ideias inovadoras e tecnológicas, é fundamental que as startups compreendam a perspectiva dos investidores para despertar seu interesse”, comenta.

Segundo dados da 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, conduzido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), pode-se observar um aumento de cinco pontos percentuais em 2023, o que representa um aumento de nove milhões de pessoas no universo dos investimentos.

Contudo, para que as startups aproveitem essa boa maré, é preciso entender os requisitos necessários para disputar espaço no mercado, e para isso, Amure destacou cinco pontos principais:

Ideia inovadora: Uma ideia original e inovadora é o ponto de partida para uma startup chamar a atenção. Ela deve resolver um problema real, atender a uma necessidade do mercado ou oferecer uma abordagem única para um setor específico.

Proposta de valor clara: A startup precisa comunicar de forma clara e concisa qual é a sua proposta de valor. Isso significa explicar como o produto ou serviço oferecido é diferente e melhor do que as alternativas disponíveis.

Mercado potencial: Os investidores estão interessados em startups que têm um mercado potencialmente grande. É importante demonstrar que existe demanda pelo produto/serviço oferecido e que o mercado é escalável.

Modelo de negócio sustentável: Uma startup deve ter um modelo de negócio viável e sustentável, que mostre como ela irá gerar receitas e lucros no longo prazo.

Visão e paixão: A startup precisa ter uma visão clara para o futuro e uma equipe apaixonada que acredite no potencial da empresa. Essa energia e comprometimento costumam ser interessantes para atrair investidores e clientes.

Ao colocar cada um desses pilares como prioridade na hora de estruturar sua startup você não só aumenta as chances de sucesso no lançamento do seu negócio como também possibilita um crescimento sustentável e duradouro, capaz de tornar a empresa uma grande referência no mercado.

Agora que você já está por dentro do assunto, compartilhe nas suas redes sociais e com quem possa se interessar. Além disso, salve Aramis Way nos seus favoritos para mais temas como esse.

Até mais!


Leia mais publicações

SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore