Corpo e Mente

Durma enquanto eles trabalham: como descansar de forma estratégica

Postado em

Durma enquanto eles trabalham: como descansar de forma estratégica

Leia em 5 min

Descansar não é e nem pode ser encarado como um luxo dispensável no dia a dia de toda e qualquer pessoa, afinal, um corpo e uma mente descansados produzem mais e melhor.

O conselho da vez é esquecer aquela premissa que todo coach de rede social indica: “trabalhe enquanto eles dormem”.

Acredite, isso é bobagem. Dormir é um dos caminhos para recuperar bem as energias e recarregar as engrenagens do cérebro e, assim, conseguir ter mais criatividade e produzir mais.

Não importa em qual área você atua. Até mesmo quem trabalha cuidando do lar precisa de momentos de descanso, sair da rotina e apenas relaxar.

A ciência, neurociência e a psicologia estão de mãos dadas ao afirmarem que um corpo e uma mente descansados trabalham mais e melhor. Além disso, é fato que pessoas que priorizam momentos de lazer atuam com mais satisfação e vontade.

Vamos descobrir os benefícios de descansar e como ter uma rotina saudável pode aumentar a sua produtividade e criatividade.

Por que descansar faz bem ao corpo e a mente?

Apesar de ser a máquina mais completa e complexa existente, o corpo humano não é feito de metal, engrenagens e um botão de liga e desliga.

Não é possível reiniciar nosso sistema ou simplesmente injetar mais fluidos para que uma pessoa consiga dobrar sua capacidade produtiva.

O corpo e a mente humana precisam de pausas na rotina para se manter saudável e ativo, além disso, cientistas e médicos são categóricos em afirmar que uma noite mal dormida ou uma rotina incansável, são altamente nocivas às células e ao cérebro.

Leia também Sono: dormir para melhorar a saúde física e mental

Uma noite bem dormida, um momento de lazer aos finais de semana e se desligar um pouco do trabalho ao fim do dia, ajudam no equilíbrio e na recuperação do sistema imunológico e nervoso.

Ou seja, as células do nosso corpo responsáveis por fazê-lo funcionar de forma plena e correta, precisam de momentos de descanso.

O sono é regenerador para nossa mente e corpo durante uma rotina intensa. Em outras palavras, ele funciona como uma recarga, igual acontece com nossos aparelhos e dispositivos eletrônicos.

Como o descanso pode aumentar a produtividade?

Tenha em mente que o nosso cérebro não consegue se concentrar e manter-se produtivo por longas horas fazendo a mesma coisa.

Quando pausamos a mente e relaxamos o corpo, mesmo que por 30 minutos, por exemplo, ajudamos nossa mente a se concentrar mais e melhor.

Por isso, ao longo do dia no trabalho é importante parar a cada uma ou duas horas para respirar um pouco, tomar aquele cafezinho e se alongar.

Leia também Viagem dos sonhos: o que é o turismo do sono

Manter o corpo e a mente limpas

Quem nunca ouviu que muitas ideias criativas acontecem no chuveiro? Isso porque durante o banho ficamos entregues, desconectados e relaxados.

Mentes e corpos descansados trabalham em uma velocidade maior, têm mais liberdade para expandir pensamentos e explorar todas as áreas do nosso cérebro.

Quando passamos muito tempo focados em algo, nossa produtividade e criatividade acabam esgotadas e limitadas.

Claro que tudo é uma questão de hábito e regularidade. O descanso precisa ser uma prioridade e deve ser feito com equilíbrio. Repousar corretamente evita bloqueios criativos, crises de ansiedade e estafas mentais. Além de reforçar nosso sistema imunológico e a regeneração celular.

Descanse mais e descanse bem: confira o passo a passo para uma rotina saudável

Quando falamos em descanso e produtividade, não é simplesmente deitar e dormir algumas horinhas ou a pausa do trabalho aos finais de semana, no qual você se compromete com outras 30 tarefas.

Vamos ver alguns hábitos para colocar na rotina que podem mudar sua produtividade e capacidade criativa.

· Desconecte-se: desligue celular e demais dispositivos que tragam mensagens do trabalho;

· Pratique um hobby: uma atividade física, passear com seu pet, ir ao cinema, teatro ou uma atividade manual descompromissada;

· Curta não fazer nada: não se sinta culpado por suas horas vagas, aproveite o momento para si, curta sua companhia, abra um vinho, leia um livro e descanse;

· Tenha um sono de qualidade: 8h diárias que começam muito antes de você fechar os olhos, logo, prepare-se para dormir pelo menos 1h antes e aproveite;

· Tenha calma: coma sem pressa, vista-se atento aos detalhes, tome um banho regenerador e não faça nada correndo;

· Não adie suas férias: as férias não são à toa, são necessárias e essenciais para que o profissional possa de fato descansar longe da rotina do dia a dia, aproveite;

· Pratique uma atividade física: não por obrigação e “na força do ódio”, busque uma atividade que te dê prazer e ative todas as células do seu corpo.

O descanso é algo vital para o bem-estar do ser humano, torna-o mais atento, criativo, produtivo e responsável por toda a sua capacidade física e intelectual.

Reveja sua rotina e, caso seja necessário, busque ajuda de um profissional para aprender a descansar e desligar um pouco.

Psicólogos, terapeutas e psiquiatras são os mais indicados para traçar a melhor dinâmica, quando sozinho não é possível estabelecer pausas saudáveis sem se sentir culpado.

Fique atento aos sinais que seu corpo manda: dificuldade em se concentrar, cansaço constante, dores de cabeça, ansiedade, estafa criativa, procrastinação entre outros.

Quer mais conteúdos como esse para se manter informado? Não deixe de nos seguir nas redes sociais e, claro, continue acompanhando Aramis Way.


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore