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5 mudanças importantes nas vendas durante e pós pandemia

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5 mudanças importantes nas vendas durante e pós pandemia
Thiago Concer Thiago Concer

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Se tratando de vendas, muita coisa mudou durante e após o período pandêmico em vários setores e negócios. E o que aprendemos com essas mudanças para conseguir aprimorar o nosso trabalho?

Toda a questão do distanciamento social trouxe alterações nas nossas formas de viver e até mesmo de consumir. As mudanças também foram sentidas no mundo dos negócios, já que o mercado teve que se adaptar e se reformular.

Então, entender o novo cenário pós-pandêmico é compreender também o que vender em uma situação onde as pessoas estão em casa, mas não só: é preciso saber como vender e por onde vender.

Por isso, separei neste conteúdo algumas transformações significativas do mercado para você se espelhar e mudar a sua visão de mundo.

Veja a seguir algumas mudanças, desde hábitos de consumidores até como a internet possibilitou negócios dos mais variados nichos a se estruturarem em um momento tão difícil. Boa leitura!

Mudanças nos hábitos dos consumidores e das empresas

Para se realizar qualquer mudança ou até mesmo criar um novo negócio no mercado atual, é imprescindível conhecer seu público-alvo e estar disposto cada vez mais a entender a cadeia de consumo.

Quando se busca avaliar o que mudou em vendas durante a pandemia não é diferente. Por isso, esse é o primeiro tópico que trago, já que atualmente a visão e os valores que um consumidor procura é consideravelmente diferente do que era procurado anteriormente

A internet se faz cada vez mais presente em micro, pequenas e médias empresas. Calcula-se que mais de 73,1% dos negócios hoje vendem por meios digitais, seja utilizando mecanismos de buscas, automatizando suas vendas e até mesmo anunciando nas redes sociais.

O principal motivo é que não havia outra forma de manter a comunicação e presença com os consumidores a não ser por este meio, visto que os lockdowns e a necessidade de ficarmos protegidos, tornaram o contato pessoal com os clientes uma tarefa quase impossível.

Portanto, clientes que antes vivenciavam negociações presenciais e utilizavam meios tradicionais, precisaram mudar seus hábitos de consumo recorrendo a deliverys, e-commerces, marketplaces e atendimentos online.

Com isso, as empresas buscaram proporcionar uma boa experiência ao cliente nesses meios, adaptando-se às tecnologias e lutando com a concorrência digitalmente, além de propor novas soluções para a dor de seus consumidores na busca por “estar presente”, mesmo que a distância.

Neste vídeo, eu falo sobre como a pandemia potencializou tudo aquilo que temos de melhor e de pior. Aperte o play para conferir!

Para compreender melhor o que mudou nas vendas durante e depois do recente período  pandêmico, separei a lista a seguir.

5 fatos para compreender o que mudou nas vendas durante e depois da pandemia

Agora que você já entendeu o por que das mudanças drásticas nos hábitos de lojistas e consumidores, está na hora de colocarmos os fatos em jogo para mostrar que não restam dúvidas de que é possível sim, em meio ao caos, encontrar uma saída positiva para o seu negócio.

E não precisa ser um estudioso do mercado para fazer um cenário negativo trazer mudanças positivas. Para acontecer, basta se dispor a mudar e atentar-se ao seu consumidor e, principalmente, às ações de sua concorrência e de grandes empresas.

Já que toda a questão do distanciamento social provocou mudanças consideráveis nos hábitos de consumo dos brasileiros, acompanhe a seguir o que mudou nas vendas em cinco fatos. 

1. Crescimento do comércio online

No ano de 2021, o desempenho das PME’s (Pequenas e Médias Empresas) no varejo digital registrou recordes de vendas, com a movimentação de cerca de 2,3 bilhões de reais em vendas digitais.

Dado esse fator, é notório o crescimento do comércio online e a procura por sua manutenção. Empresas dos mais diversos setores conseguiram manter suas portas abertas, mesmo que apenas digitalmente, graças à internet e aos benefícios da transformação digital.

Além disso, de acordo com dados levantados pela pesquisa do PayPal e da BigDataCorp, o comércio online chegou a bater 1,59 milhão de sites, ou seja, 22,05% a mais do que em 2020, quando o comércio digital saltou a 40%.

Portanto, o que muitas empresas já apontavam anteriormente se torna real: se você não marca presença online, não está presente na vida do seu consumidor.

2. Transformação digital

Dando seguimento ao primeiro fato que é o crescimento do comércio online, é preciso lembrar que as exigências também aumentaram, ou seja, foi necessário além de migrar para internet, realizar uma transformação digital.

Portanto, aqueles que não possuíam um site, redes sociais atualizadas e, até mesmo, canais digitais para comunicação, precisaram se adaptar e dispor desses novos métodos para atender seus consumidores.

Mas vale lembrar que a transformação digital não foi apenas notada pelo reforço das redes sociais, sites e a busca por melhorias na experiência do consumidor em seu site. Com a pandemia, também surgiram ferramentas como:

  • Secretárias virtuais;
  • SAC 2.0;
  • Deliverys diversos;
  • Automatização de sistemas;
  • Chatbots;
  • Sistemas integrados para equipe;
  • Sistema de assinaturas digitais e muito mais.

3. Cultura do Home Office

Em terceiro lugar, temos a cultura do home office, que trouxe mais qualidade de vida para os colaboradores e proporcionou corte de gastos para empresários de todo país, já que não se sabia ao certo quais seriam os ônus e os bônus desse período que enfrentaríamos.

Até então, essa modalidade de trabalho era uma prática longe de se tornar realidade para muitos trabalhadores e empresários, sendo até mesmo vista com certo preconceito pelo mercado.

Mas a verdade é que o home office foi sendo aplicado de forma quase unânime durante este período de distanciamento social e, para muitas empresas, o que era uma opção temporária, se tornou definitiva.

Com essa nova prática, foi possível manter empregos, um atendimento humanizado, além de cortar custos que hoje se tornam investimentos para as organizações.

Vale lembrar que a própria questão do home office também fez com que os hábitos dos consumidores mudassem. Ao ficar mais tempo dentro de suas residências (o que não era tão comum) os segmentos de vendas de móveis, casa e escritório cresceram mais de 39% apenas em 2020.

4. Estratégias online

Como vimos anteriormente, as comunicações que eram feitas pessoalmente acabaram ficando em segundo plano, fazendo com que muitas empresas apelassem por estratégias de vendas online. 

O que em um primeiro momento poderia parecer um caos, hoje é uma das questões que mais move o mercado brasileiro.

Mas se engana quem pensa que as estratégias online afastam o vendedor do cliente: como a interação online é mais prática, o retorno é frequente e torna possível muitas coisas que antes já não eram atingidas, como por exemplo, a recorrência.

Com a criação de estratégias online, ficou mais fácil trabalhar os prospects e leads, além de  ter um contato mais leve e dinâmico com o cliente, solucionando problemas em apenas um clique e melhorando a imagem de muitas empresas.

5. Comunicação com os clientes

Se você já enfrentou problemas com ligações intermináveis em sua operadora de telefone ou companhia de TV a cabo, sabe como é difícil encontrar um atendimento rápido ou até mesmo solucionar um simples problema.

De certa forma, a pandemia forçou o mercado a encontrar novas maneiras de se comunicar com seus clientes. Como a internet é o principal solucionador de problemas, não foi diferente no quesito comunicação.

Como dito anteriormente, o surgimento de novas plataformas de comunicação favoreceram aqueles que antes tinham certa dificuldade de contato. Então, o que antes levava horas no telefone e e-mail, hoje é solucionado através de um chat automatizado e até mesmo Whatsapp Business.

Seja um vendedor incrível em qualquer situação!

Viu como a transformação digital evoluiu a forma como nós vendemos e como podemos utilizar isso para aumentar os resultados, se destacando da concorrência?

Hoje, você acompanhou algumas estratégias online que fizeram dos limões uma bela limonada, mostrando que quando se expande os horizontes da comunicação, sempre há mais de um caminho.

Esse foi um grande apanhado dos meus conhecimentos sobre o que mudou nas vendas durante a pandemia, os impactos que o isolamento trouxe para o comércio e como reverter esse cenário. 

Mas como eu sei que você não se cansa de aprendizados para crescer cada vez mais em sua carreira, que tal manter-se atualizado?

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