Review

Qual o melhor carro para comprar?

Postado em

Qual o melhor carro para comprar?
César Urnhani César Urnhani

Leia em 5 min

Conseguimos dispor atualmente de um leque de possibilidades, com centenas de modelos e marcas que estão cada vez mais investindo em tecnologia e inovação. 

Mas, com tantas opções, qual carro comprar? 

Recebo muitas mensagens me perguntando isso e eu sempre respondo: depende. A resposta a essa pergunta é muito complexa e eu vou explicar o motivo. 

Raciocine comigo: você só tem essa dúvida porque existem muitos modelos e marcas de carro. E isso acontece porque há diversos tipos de consumidores. São vários tipos de gosto e de bolso.

Para eu lhe dizer qual é o melhor carro, tenho que conhecer um pouco mais sobre a sua vida. 

Preciso saber se você costuma dirigir sozinho ou acompanhado, se o carro é para a família toda ou só para você, que deslocamentos você faz, se anda apenas em cidade, se trafega em cidade e estrada, ou em cidade, estrada e terra.

Hoje, nós temos carros muito mais versáteis. O SUV, por exemplo, oferece o conforto de um sedan na parte interna e foi projetado para encarar alguns obstáculos, como terra ou rochas. 

No segmento SUV, ainda há os modelos pequeno, médio e grande. E, em cada uma dessas opções, há uma gama de marcas que imprimem seu DNA ao veículo. 

Então aqui reforço: o melhor carro para você depende da vida que você leva, do seu bolso e da forma que o utiliza. Assim que você entender quem é e do que precisa, estará no caminho para fazer a opção certa. 

Depois desse filtro, você vai chegar ao momento decisivo de escolha e aí eu digo: muito cuidado!

Vamos supor que você fique indeciso entre três modelos de carro, de marcas diferentes, e vá até a loja para ver o veículo de perto e conhecer as condições para compra.

Chegando lá, você é mal atendido. Insatisfeito, resolve ir para a loja da marca B, onde é atendido super bem. Depois, só para tirar a dúvida, vai até a loja C, e o atendimento é mais ou menos.

Resumindo: você foi até a marca A porque acreditou que ela possuía o melhor carro para você e o que o desmotivou a comprá-lo foi o mau atendimento. A marca B, por sua vez, era a sua segunda opção, mas você foi muito bem atendido lá.

Nem sempre um cafezinho, uma bolachinha, são coisas que se deve levar em consideração, porque pode ser que o melhor carro para você seja mesmo o da loja A. 

Então, o que você tem que fazer? Peça para ser atendido pelo gerente, por exemplo. Não deixe que o atendimento influencie tanto na sua compra.

Entretanto, vale ressaltar que, quando se trata de um bom atendimento sob o ponto de vista da assistência técnica, aí sim, é relevante.

Na situação imaginada, você associou o mau atendimento com o relacionamento que terá no pós-venda e percebeu que o carro é interessante, mas, se precisar de uma ajuda (e vai precisar!), ficará na mão.

Então, saiba diferenciar o que é um bom atendimento de um atendimento sedutor, pois este deve acender uma luz amarela para você. 

Em um mundo ideal, é claro, você contaria com um excelente atendimento, muito transparente, que lhe mostraria a visão do todo e, principalmente, do que seria esse carro no futuro, o qual atenderia às suas necessidades da melhor forma.

Mas você deve estar se perguntando: como eu consigo definir se um carro é bom ou não? E eu te respondo: um carro bom é aquele que consegue unir segurança e eficiência energética. Vou explicar melhor.

Hoje, existem órgãos competentes e muito confiáveis que avaliam os carros de acordo com a segurança que eles oferecem aos seus ocupantes.

O desempenho nos testes de colisão classifica esses veículos de 0 a 5 estrelas, sendo o último o nível máximo de segurança. 

Pouca gente tem conhecimento disso. Aliás, você sabe quantas estrelas tem o carro que está dirigindo, se é seguro para os seus filhos?

Para conseguir cinco estrelas, não basta o carro aguentar pancada: é precisa ter airbags que funcionam, proteção para as crianças, barra de proteção nas portas, controle de tração, controle de estabilidade e uma série de itens que garantem a segurança dos ocupantes, sejam adultos ou crianças. 

Fique atento a isso quando for adquirir um veículo. A segurança deve ser fator decisivo de compra.

“Mas, César, como eu sei quantas estrelas tem o meu carro ou ocarro que eu quero comprar?” 

Os órgãos que realizam os testes de colisão expõem os resultados de forma pública. Ou seja, eu e você podemos consultar o desempenho de cada carro avaliado quando quisermos. 

Uma dessas entidades que testam veículos fabricados aqui no Brasil é a Latin NCAP. No site você encontra as avaliações de todos os carros testados até o momento. É só procurar pelo modelo do seu interesse.

Por isso, eu digo: não tenha pressa na hora de comprar um carro. Avalie bem as opções, pesquise, esse é um bem com o qual você vai ficar por no mínimo um ano. 

Certa vez, estava pesquisando sobre isso e me deparei com um estudo feito em 2013 pela J.D. Power. 

A pesquisa revelou que pelo menos metade dos brasileiros dispensam o test drive na hora de escolher o modelo que vão levar para casa.

Dá para imaginar? Isso para mim é inconcebível. Tanto que ainda vou além. 

Como o test drive é feito em um percurso predefinido e muitas vezes não expressa a realidade dos deslocamentos pessoais, aconselho aos interessados em adquirir um veículo que, se possível, aluguem um carro do tipo que querem comprar antes de fecharem o negócio. 

O ideal é locar por um fim de semana para ver se esse modelo atende às necessidades dos seus deslocamentos. Bom, espero ter lhe ajudado a fazer uma boa escolha. Até a próxima.


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore