Como montar um traje social completo? 5 peças essencias
Postado em

Leia em 6 min
5 peças para elaborar um traje social completo para eventos formais
O traje social masculino é um código de vestimenta usado para ocasiões especiais, como casamentos, formaturas e cerimônias de premiação. O outfit tradicional cria uma estética refinada que transparece elegância, sensualidade e atitude, tudo que queremos passar em momentos importantes.
Esse estilo masculino pode ser incorporado de diferentes formas, inclusive agregando ares mais esportivos e modernos. Mas existe uma opção clássica que é muito prática, estamos falando do traje social completo! A produção já está feita porque é a união de cinco peças indispensáveis: costume, camisa, sapato em couro, gravata e acessórios.
No post de hoje, explicaremos como montar o outfit social para eventos formais, inclusive, daremos dicas de composição e o que considerar na hora de selecionar cada peça. Continue a leitura para descobrir!
1. Costume masculino
O costume masculino é um conjunto de peças essenciais quando o assunto é outfit social: paletó e calça alfaiataria. É uma escolha perfeita para quem ama praticidade, afinal, o kit já traz roupas com cor, acabamento e textura iguais, isso facilita muito a combinação. Existem diferentes cores para você escolher, as mais populares são azul, cinza e preto.
A união dessas peças de alfaiataria são ideais para compor looks de casamento, jantares de gala, cerimônias religiosas e reuniões de negócios. Além disso, você pode explorar várias combinações usando as peças separadamente, por exemplo, usar a calça para criar combinações athleisure, aquelas que unem o esportivo e o casual.
2. Camisa social
Toda combinação formal tem uma camisa social de botões, essa peça indispensável dá um toque de elegância que impressiona qualquer pessoa. Geralmente, são escolhidas as roupas em azul ou branco, essas cores são fáceis de combinar com os costumes, além de simbolizarem sofisticação, segurança e tranquilidade.
Assim como o costume, essa peça tem várias funcionalidades que permitem usá-la em outfits formais e despojados, um ótimo exemplo é a camisa social como sobreposição para elaborar visuais descontraídos para ir ao parque ou comparecer ao almoço de família no domingo.
3. Calçado formal em couro
Nem só de roupas estilosas vive uma composição formal, os sapatos sociais trazem designs clássicos com um toque de refinamento por meio dos detalhes. Eles são confortáveis para passar longas horas com o calçado, seja durante o trabalho ou em festividades que exigem um código de vestimenta mais alinhado.
Selecione o calçado a partir do costume, mas se você prioriza versatilidade, escolha os sapatos em preto ou marrom com tons escuros, como café, tabaco e mocha, porque essas colorações combinam facilmente com qualquer paleta de cores, além de transparecer um visual elegante e detalhista.
4. Gravata
A gravata é como a cereja do bolo porque dá um toque especial ao visual, além de elevar a sofisticação do traje social. Além disso, esse acessório indispensável pode ser uma oportunidade de adicionar cor ao seu estilo, como as versões em bordô, verde, azul, amarelo e bege. Existem as opções estampadas para você fugir do óbvio na hora de criar seu outfit formal masculino.
Mas se você é adepto ao estilo tradicional, com certeza, os tons sóbrios de marrom, preto, cinza e branco são as melhores escolhas. Na hora de selecionar a peça, considere o tecido, a textura e o acabamento do produto, quanto mais formal for a ocasião, mais exigente deve ser a escolha, por exemplo, as gravatas em seda são as mais indicadas para quem vai se casar.
5. Acessórios
Embora o traje social completo seja padronizado com as peças que citamos, sempre é possível dar um toque de personalidade no look. E podemos fazer isso através dos acessórios masculinos, as melhores e mais tradicionais escolhas são os cintos e os relógios. Mas vale a pena investir também nas pulseiras, colares, abotoaduras, broches, brincos e lenços de bolso.
Outra aposta que você pode fazer para diferenciar sua composição é aplicando diferentes técnicas ao dar o nó na gravata, alguns ótimos tipos que você pode escolher são: Windsor, duplo, Kevin, Prince Albert e Pratt.
Como escolher a cor do traje social masculino?
A escolha deve ser condicionada a alguns fatores, como ocasião, horário da festividade, estação do ano e o seu tom de pele. Vamos começar pelos motivos relacionados ao evento, primeiro considere a formalidade e o horário, para celebrações de dia, aposte em tons claros de cinza, azul, marrom e branco. Já para a noite, as versões de preto, azul-marinho e grafite são as melhores escolhas.
A estação do ano, também, influência na escolha da cor do paletó e da calça porque os dias mais quentes pedem tonalidades sutis ou alegres, podendo ousar com amarelo, roxo e verde, por exemplo. No frio, os tons sóbrios são perfeitos para criar um visual refinado e adequado ao período.
Use o subtom para escolher a roupa social
Existem tons que valorizam nosso visual, assim como há tonalidades que podem acabar com todo o empenho em selecionar um bom traje casual. Por isso, é importante considerar o subtom ao escolher as roupas que compõem o traje social completo dessa forma:
- Subtom quente: vermelho, marrom, bronze, verde-oliva, coral e bege.
- Subtom frio: azul, roxo, rosa, branco, cinza, prateado e azul-marinho;
- Subtom neutro: azul-escuro, verde, preto, branco, cinza, marrom, rosa e roxo.
A principal forma de descobrir o seu subtom é através do tom da sua veia. Se elas forem verdes ou puxadas para o marrom, indicam tons quentes, já os vasos azuis ou roxos, puxam para o frio. Mas se você observar tonalidades de verde e azul, o seu subtom é neutro. Uma forma de confirmação essa indicação é com a coloração dos lábios: corais, pêssegos e alaranjados são quentes, enquanto a boca rosada é fria e vermelha é neutra.
Qual a diferença entre traje esporte fino e social?
A principal diferença está na formalidade de ambos os looks. Os trajes esporte fino são mais casuais e incluem peças como blazer, camisa social, calças chino e calçados bem estruturados, por exemplo, mocassins. Já o social completo masculino traz paletó, calça de alfaiataria, gravata e sapatos.
Chegamos ao fim do nosso conteúdo completo sobre traje social masculino, por aqui, trouxemos todas as peças essenciais para elaborar sua composição e como escolher elas para criar um visual sofisticado. Além disso, falamos sobre as cores, uma ideia versátil são as combinações monocromáticas, como os looks all black.
Nos vemos no próximo post, até logo!
Compartilhar: