Estilo

Camisa social como terceira peça

Postado em

Camisa social como terceira peça

Leia em 7 min

Você já se perguntou como algumas celebridades e influencers conseguem parecer bem vestidos com “pouco esforço”? Ou como amigos e colegas parecem se vestir com um toque único de autenticidade ao usar camisa social masculina com outras roupas? A resposta pode estar na regra da terceira peça.

Ao utilizá-la, transmite-se a percepção de um outfit completo, de bom gosto e cheio de personalidade. Trata-se de um truque simples e fácil de aplicar para escolher a melhor combinação de roupas masculinas.

Simples, prática e eficiente – A terceira peça cai bem em todos os cenários

Que tal aprender como usar essa regra para arrasar com roupas masculinas estilosas? Para isso, continue a leitura. A seguir, explicaremos melhor esse conceito e você encontrará dicas de como utilizar camisa social masculina para criar visuais ainda mais cheios de estilo.

O que é o conceito de terceira peça?

Esta é uma das maiores regras da moda. Ela pode ser entendida como uma versão do universo das tendências de estilo para o princípio da “regra dos terços”, que é um conceito que artistas e fotógrafos usam para compor uma imagem visualmente proporcional.

Portanto, tendo em mente a regra de estilo da terceira peça, você garante sempre um visual coeso e que extrapola uma estética básica.

O conceito por trás disso é simples: você precisa de alguma peça para cobrir sua parte superior e a inferior, então, são necessárias duas peças para uma composição básica, certo?

Sendo assim, a terceira peça é um elemento extra para completar e “elevar” seu visual e fazê-lo parecer mais elegante, ousado ou personalizado. Com isso, a terceira peça une as duas outras peças básicas para criar algo mais exclusivo.

O paletó transita entre o social e o casual ao ser usado como terceira peça

Como a terceira peça pode transformar a sua composição?

Por vezes, quando encontramos um amigo ou um colega em uma reunião de negócios, instantaneamente temos a percepção de que ele está bem vestido e apreciamos o seu estilo, sem compreender exatamente qual o motivo disso.

A resposta pode estar na aplicação da regra da terceira peça. Ela ajuda a criar esse “fator uau”, que distingue um visual mais comum e básico de um marcante e autêntico.

Esta é uma técnica capaz de transformar qualquer combinação de roupas masculinas, adicionando profundidade, textura, variedade e interesse visual, inclusive, a roupas simples, gerando a percepção de um visual mais bem finalizado e planejado.

Assim, com roupas masculinas estilosas combinadas a partir dessa regra, é possível ter um visual elegante, surpreendente e polido sem muito esforço.

Quais roupas e acessórios podem ser usados como terceira peça?

Outra boa notícia é que não é preciso quebrar a cabeça buscando roupas muito diferentes ou inusitadas para utilizar essa técnica. Peças que você já utiliza podem servir como terceiro elemento para criar um visual único. Entre essas, podemos destacar:

  • Blazer;
  • Colete;
  • Chapéu;
  • Gravata;
  • Lenço de bolso;
  • Cinto;
  • Cachecol;
  • Suspensórios;
  • Cardigã;
  • Suéter;
  • Casaco esportivo;
  • Jaqueta;
  • Camisa social masculina.
O cinto pode unir o útil ao agradável na hora de completar seu visual

Existem exceções à regra da terceira peça?

Como vimos, há uma ampla variedade de acessórios e roupas masculinas estilosas que podem ser utilizadas com essa técnica.

Entretanto, de forma geral, considera-se que a terceira peça não deve ser um calçado, já que esse é um elemento implícito de qualquer conjunto.

Claro que isso não significa que eles não devem ser escolhidos com cuidado. O sapato masculino também cria um ponto de distinção e interesse para o seu visual, porém, sua presença já é esperada e um padrão. Portanto é necessário outro elemento adicional para gerar o “fator uau” com a regra da terceira peça.

Como utilizar a camisa social masculina como terceira peça?

A Camisa pode acompanhar um visual monocromático ou com sobreposição de cores

Uma das forças por trás do sucesso da técnica de terceira peça é que ela é prática de aplicar. Por isso, peças que você já tem ou que compraria de qualquer forma para compor o seu visual podem ser facilmente utilizadas nessa regra.

Um exemplo disso é a camisa social masculina. Esta é uma peça indispensável no guarda-roupas dos homens e que hoje é encontrada em uma grande variedade de materiais, acabamentos, cores e estilos.

Isso faz da camisa social masculina um coringa para a regra da terceira peça. A seguir, veja algumas ideias de como colocar em prática essa técnica:

1 – Regra do “fino por dentro, grosso por fora”

Em geral, você quer utilizar tecidos mais leves/finos mais próximos do corpo e tecidos mais pesados/mais grossos mais afastados, não é mesmo? E isso se mantém ao utilizar a camisa social masculina como terceira peça.

Por exemplo, você pode usar uma camisa masculina de botão de algodão por baixo de um suéter de lã merino, que combine e valorize a primeira camada.

2 – Técnica do claro por dentro, escuro por fora

Ao se utilizar o truque da terceira peça, é comum que se tenham peças com diferentes cores. Então, como fazer a combinação de roupas masculinas da melhor maneira?

Para quem ainda não se sente seguro para fazer combinações mais ousadas ou que busca algo mais atemporal, uma dica é seguir o princípio de utilizar cores mais claras mais perto do seu corpo e tons mais escuros mais longe do corpo (nas camadas externas).

Aqui está um exemplo: camisa social masculina branca com um terno cinza ou suspensórios pretos.

Claro, você pode buscar algo mais ousado fazendo outros tipos de combinações, como camisa social masculina azul marinho com um casaco caramelo. Entretanto, em caso de dúvida, você não irá errar ao utilizar o princípio do claro sob escuro.

3 – Camisa social masculina com suéter com gola V

As sobreposições com peças com gola V permitem destacar detalhes de uma camisa social masculina de alta qualidade e de estética atrativa.

Assim, você pode experimentar entre suas peças um suéter de lã, cashmere ou tricot com gola V e uma bela camisa Oxford mais ajustada.

4 – Camisa social masculina desabotoada

Para criar um conjunto mais casual, moderno, ousado e inesperado tendo a camisa masculina como terceira peça, você pode experimentar utilizar em dias mais quentes alguns botões superiores da camisa social desabotoados.

Isso dará um ar mais descontraído à composição, porém, mantendo um tom de elegância ao seu visual.

5 – Camisa social masculina com camiseta

Para um encontro ou passeio com os amigos, a camisa social masculina pode adquirir um visual charmoso e mais casual ao ser combinada com uma camiseta de qualidade.

Uma t-shirt bem ajustada por baixo de uma camisa com alguns botões abertos e jeans ou chinos criam um visual contemporâneo e moderno muito atrativo.

Você pode utilizar como terceira peça desde camisas de tons mais neutros até algumas de cores mais ousadas ou com estampas exclusivas, mantendo uma estética cuidadosa e autêntica em qualquer ocasião.

6 – Composição athleisure

Uma das tendências nas maiores metrópoles é a moda athleisure — estilo que combina com o lifestyle urbano e confiante do homem versátil. 

O termo é uma junção de athletic (atlético, esportivo) com leisure (lazer). Na prática, representa um conjunto casual autêntico que une estilo com conforto, por meio de roupas sociais combinadas com outras casuais. Características presentes nas peças da nossa Linha UP – Urban Performance.

A mistura de padrões do athleisure deixa sua aparência muito mais autêntica

Assim, você pode combinar uma camisa social masculina com blazer e calça jogging ou até moletom ou uma calça de alfaiataria com uma camisa de gola atrativa com uma malha mais casual.

Para mais dicas de como usar camisa social masculina como terceira peça ou com ainda mais estilo em suas composições, siga acompanhando o nosso blog.


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore