Armário cápsula: uma tendência para homens modernos
Postado em
Leia em 5 min
Estar bem vestido todos os dias exige tempo e esforço, certo? Não necessariamente: se você tiver um armário cápsula cuidadosamente organizado, isso pode ser fácil.
Os guarda-roupas cápsula são uma tendência agora, e por um bom motivo. Eles permitem alinhar praticidade, estilo, conveniência e sustentabilidade.
Resumidamente, trata-se de uma prática que possibilita editar seu closet para manter apenas roupas curingas, que se ajustam ao seu estilo de vida, personalidade e necessidades atuais.
Continue a leitura e saiba tudo sobre essa tendência que é um match perfeito para o homem moderno.
O que é armário cápsula?
Na década de 1970, Susie Faux, proprietária de uma butique com sede em Londres, cunhou o termo armário cápsula. Ela o definiu como um número limitado de itens essenciais ou básicos que você pode usar por várias temporadas.
A ideia, então, era criar um closet composto por roupas de alta qualidade, em cores coordenadas, que pudessem ser usadas alternadamente e que não precisassem ser substituídas constantemente. Hoje, mais de 50 anos depois, o significado do termo não mudou muito.
Com isso, o armário cápsula é, essencialmente, uma coleção simplificada de roupas, geralmente composta de apenas algumas peças atemporais que tornam a aparência elegante de maneira prática e descomplicada. Assim, esse guarda-roupa contém uma mistura limitada de itens para se adequar a cada temporada e ocasião, e que não devem sair de moda tão cedo.
O número de peças em um armário cápsula é variável. Há quem utilize apenas 10, mas o usual é algo entre 30 e 50 itens. Na verdade, a essência é realmente focar na qualidade, não na quantidade de roupas.
Quais são as vantagens do armário cápsula para homens modernos?
Investir em um conjunto de itens que realmente funcione para você o deixará confiante ao se preparar pela manhã para enfrentar seus desafios diários. Também permitirá que você encontre e aplique seu estilo pessoal de maneira bem simples.
Outras vantagens associadas ao armário cápsula incluem:
Versatilidade
Um dos atributos indispensáveis é que o conjunto seja versátil. Assim, você pode combinar as peças de formas diferentes, experimentando novas maneiras de estilização.
Você pode misturar estampas, tons, tecidos, etc., e sempre criar um novo look. Por isso, embora a quantidade de roupas seja limitada, seu estilo não será nada monótono!
Otimização de espaço e de tempo
Um guarda-roupa mais compacto demanda menos dedicação e tempo para limpar e organizar. Também exige menos espaço para armazenamento das peças. Assim, você poderá utilizar esses recursos para cultivar seus hobbies, para lazer, etc.
Sustentabilidade e economia
Adquirir menos peças de roupa, que sejam de alta qualidade e bem-feitas, que durarão mais, é uma atitude mais sustentável e que, também, deve gerar economia sem ter a necessidade de reposição constante das peças.
Praticidade no dia a dia
Especialistas afirmam que tomamos em torno de 35 mil decisões por dia. A decisão sobre o que vestir, considerando um guarda-roupas vasto e com peças que, nem sempre, combinam entre si, pode se tornar mais um momento de ansiedade e sobrecarga.
Assim, objetivando evitar situações como essa e para ter mais simplicidade na rotina e foco para as decisões realmente importantes, homens poderosos como Barack Obama, Mark Zuckerberg e tantos outros aderem a guarda-roupas enxutos. Steve Jobs era outro exemplo de personalidade que preferia evitar o peso de lidar com mais essa escolha diária.
Como criar seu armário cápsula?
Se você ficou interessado nessa proposta e em seus benefícios, confira algumas dicas para colocá-la em prática:
1. Experimente suas peças atuais
Comece fazendo uma seleção entre as peças que já tem. Experimente-as e identifique as que você mais gosta, as que sente que transmitem seu estilo e personalidade.
Então, selecione aquelas que sejam versáteis, com bons cortes e caimento perfeito. O restante pode ser encaminhado para doação.
2. Invista em peças de alta qualidade
Os itens de um armário cápsula devem ser atemporais e de qualidade. Por isso, especialmente para peças como sapatos, ternos e camisas, valerá a pena adquirir itens duráveis, que sejam confortáveis e tenham um design e acabamento aprimorados.
3. Priorize itens curinga
Versatilidade é a chave, o que significa que roupas de estilos clássicos, tecidos atemporais e cores neutras ou lisas são geralmente a base de um armário cápsula.
Mas isso não significa que você não possa adicionar alguns toques extras de personalidade e peças sazonais – apenas certifique-se de que cada item seja versátil o suficiente para ser usado em diferentes combinações.
4. Avalie escolher uma paleta de cores
O guarda-roupa cápsula de um homem moderno deve ser clássico e tudo deve coordenar para que sua aparência seja elegante e esbanje estilo. Selecionar uma paleta de cores pode ajudar nisso e trazer ainda mais praticidade para a escolha das peças.
Para decidir, você pode avaliar seu closet atual e identificar quais cores você usa com mais frequência, bem como quais roupas deseja manter.
Você pode, então, usar esses tons como base para seu armário cápsula, e selecionar algumas cores complementares que combinem com eles.
No guarda-roupa masculino, lembre-se de que tons neutros combinam mais facilmente. Cores como preta, branca, cinza e azul marinho são elegantes e nunca saem de moda. Você pode complementá-las com algumas peças com tons mais vibrantes ou destoantes, que tragam ainda mais personalidade ao seu conjunto.
5. Dê preferência a estampas e padronagens mais clássicas
Padrões e tipos de estampas mais versáteis e atemporais ajudam a compor um armário cápsula realmente eficiente. Você pode escolher alguns itens de novas coleções que sigam alguma tendência de sua preferência, que combinem com seu estilo e harmonizem bem com seu conjunto de roupas.
Na hora de comprar novas peças, você pode seguir a paleta de cores escolhida, assim, saberá que os itens poderão ser combinados com mais facilidade.
O que você achou dessa tendência? Pretende aderir à proposta do armário cápsula? Deixe o seu comentário e continue acompanhando as atualizações em nosso blog para mais dicas como esta.
Compartilhar: