Estilo

Moda sustentável: por que ela é tão importante para salvar o planeta?

Postado em

Moda sustentável: por que ela é tão importante para salvar o planeta?

Leia em 6 min

Temos certeza de que você já viu ou leu alguma reportagem sobre os cemitérios de roupas espalhados pelo mundo, principalmente aquele localizado no deserto do Atacama. Notícias como essa estão ficando cada vez mais frequentes em um cenário que expõe os perigos de continuar seguindo o fast fashion.

A moda rápida realiza roupas de baixa qualidade sem considerar os impactos ambientais que essa produção massiva terá no meio ambiente, como o alto consumo de água e emissão de gases poluentes. Mas nem tudo está perdido, a moda sustentável é uma abordagem que considera as consequências ecológicas, sociais e econômicas ao produzir uma peça.

A moda sustentável é feita por marcas, empresas e consumidores que se preocupam com o futuro do planeta. No conteúdo de hoje, abordaremos tudo o que você precisa descobrir sobre o tema: o que é, vantagens, quais os tipos e como aderir à sustentabilidade no setor de vestuário. Vem conhecer tudo!

O que é moda sustentável?

A sustentabilidade na moda prioriza a produção de roupas com responsabilidade social, ambiental e econômica, dessa forma, ajuda a minimizar a poluição e o desperdício de matéria-prima. Essa mudança de mindset otimiza todo o processo de fabricação, desde a confecção até a distribuição das peças.

Sendo assim, as roupas têm alta qualidade e designs atemporais para compor vários outfits masculinos elegantes sem nunca sair de moda. Outra característica primordial é a preferência por materiais reciclados ou orgânicos na elaboração das peças, diminuindo os impactos ambientais e conservando os recursos limitados do nosso planeta.

camisa azul clara aramis

Quais os benefícios da sustentabilidade na moda?

Todas as mudanças praticadas na moda sustentável têm um objetivo bem claro: resguardar a saúde do meio ambiente e, por consequência, o bem-estar dos seres humanos, do ecossistema e dos animais. Para isso acontecer de verdade, é necessário otimizar o consumo de energia e água na produção de roupas, além dos consumidores, aderirem a hábitos sustentáveis na rotina. Vem descobrir por que fazer isso!

Reduz o desperdício e o impacto ambiental ao planeta

Imagine 420 campos de futebol cheios de roupas, é muito material, não é mesmo? Essa é a quantidade estimada de descartes têxteis presente no deserto do Atacama no Chile. Aqui no Brasil, o cenário não é muito diferente, estima-se que a indústria da moda resulte em mais de 4 milhões de toneladas de resíduos em tecido descartados anualmente em nosso país¹.

Temos a falsa sensação de que, após descartar nossas roupas, elas simplesmente somem, não é? Mas nada disso, após jogar uma roupa no lixo, essa peça pode ir parar em aterros sanitários ou incineradores, que ocasionam a poluição do solo, da água e até do ar. O impacto à biodiversidade e ao planeta é gigantesco.

A moda sustentável visa minimizar essa cadeia de agressão ao meio ambiente, otimizando a fabricação para evitar o desperdício de água e energia ao máximo, além de elaborar peças de alta qualidade e atemporais, as quais não serão descartadas tão cedo e podem ser doadas posteriormente.

Já que estamos falando de atemporalidade, saiba quais jaquetas masculinas nunca saem de moda!

Fornece condições de trabalho mais justas e humanas

Embora a indústria da moda tenha acumulado casos de exploração do trabalho humano, nem todas as marcas e as empresas compactuam com essas práticas. Diferentes tipos de moda, como a sustentável, prezam pelo respeito e valorização dos colaboradores que atuam no processo de confecção de cada peça.

Empresas tradicionais, como a Aramis, valorizam a diversidade e a inclusão a fim de respeitar as ideias e valorizar o conhecimento que cada pessoa tem para agregar ao processo de fabricação. É dessa forma que elaboramos diferentes estilos de roupas masculinas de alta qualidade e com acabamento impecável que chegam até você!

Aumenta a durabilidade e a qualidade das peças

Qualidade é um dos pilares da roupa sustentável, as peças são elaboradas com matérias-primas orgânicas e recicláveis, como o tecido Jacquard, influenciando diretamente na redução dos impactos ambientais ao economizar água. Além disso, essa característica influencia na durabilidade da peça, reduzindo a necessidade de substituição da vestimenta, por consequência, produz menos lixo têxtil.

Os designs também são pensados a longo prazo, por isso, os traços se atualizam ao mesmo tempo que mantêm um estilo atemporal para que a roupa não saia de cena rapidamente. As peças trazem cores indispensáveis ao armário, sem deixar de inovar nas pigmentações para você ficar estiloso sem fazer o planeta sofrer as consequências disso!

Quais são os tipos de moda sustentável?

A moda sustentável se subdivide em diferentes ideologias, como slow fashion e ecológica. A primeira faz um contraponto com o fast fashion, que faz jus ao nome, porque sai de uma produção e consumo rápidos para uma tendência onde são priorizados o uso de materiais de alta qualidade e a produção responsável.

Já a tendência ecológica ou eco-friendly visa minimizar os impactos da indústria têxtil, isso é feito a partir da utilização de tecidos em fibras recicladas ou orgânicas, como o algodão pima, além da adoção de ações ecológicas durante a produção, por exemplo, substituir as tintas artificiais por corantes naturais.

camisa branca aramis

Como aderir à moda sustentável e ajudar a salvar o planeta?

Aderir à moda sustentável é mais simples do que você imagina, é possível alcançar esse objetivo adaptando alguns hábitos cotidianos. É importante pesquisar empresas que adotam práticas ecológicas na fabricação, basta dar um Google com o “nome da marca + sustentabilidade” para encontrar notícias e ações que demonstram (ou não) o compromisso ecológico da instituição.

Outra excelente forma é investir em roupas feitas com tecidos sustentáveis, como o Tencel, uma fibra natural que utiliza muito menos água em sua produção. Além disso, há colaborações entre marcas, como a Aramis, Tencel™ e Textil Carmem, que incorporam fios de origem botânica em costumes, camisas e até meias feitas em Lyoncel.

A moda sustentável é sobre se vestir bem sem prejudicar o planeta, por isso, você pode se manter sempre atualizado em relação aos lançamentos sustentáveis elaborados pela Aramis, o maior portal de moda da atualidade. Acesse o final da página inicial do nosso site de roupas masculinas e se inscreva na newsletter para receber os lançamentos imperdíveis para quem prioriza estilo, sustentabilidade e elegância.

Chegamos ao fim deste conteúdo completo sobre moda sustentável, por aqui, explicamos o que é, as vantagens, os tipos e os passos para aderir à sustentabilidade no mundo fashion. Já notamos que você gosta de estar bem-vestido sempre, por isso, fizemos um post com os outfits masculinos estilosos para vestir em qualquer ocasião.

Até a próxima!

Referência

¹ Feira Virtual de Ciências e Engenharia | Cloth Wood: material compósito obtido a partir de roupas descartadas como alternativa de matéria-prima para fabricação de objetos e móveis. Disponível em: <https://virtual.febrace.org.br/2024/ENG/5618/>. Acesso em: 8 ago. 2024.


Leia mais publicações

SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore