Corpo e Mente

Roupas termorreguladoras: um chamado para combater as mudanças climáticas

Postado em

Roupas termorreguladoras: um chamado para combater as mudanças climáticas

Leia em 5 min

A onda de calor que tem tomado o hemisfério norte, especialmente no último mês de julho, é o ápice das alterações climáticas que se espalharam pelo mundo ao longo dos últimos anos.

Com uma média global 1,5° C acima da era pré-industrial, julho foi considerado o mês mais quente em que se há registros, alcançando a Meta do Acordo de Paris para o aquecimento global.

Recentemente, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que estamos vivendo uma verdadeira “ebulição global”, o que acende um alerta para que ações de sustentabilidade façam parte da conscientização e a tomada de atitudes emergenciais. 

Quer saber mais? Então segue o fio!

Sustentabilidade para ontem

Com mais de 60 mil mortes na Europa, a projeção financeira da crise climática ficou preocupante. De acordo com a renomada empresa de auditoria Deloitte, caso os padrões de emissões de carbono sejam mantidos até 2070, os danos e perdas globais totalizarão R$ 841 trilhões.

Só para você entender, a primeira semana de julho surpreendeu vários analistas ao registrar índices de calor nunca vistos desde 1979.

Durante intensa onda de calor no Reino Unido, britânicos e turistas tentam se refrescar como podem. Imagem: Rasid Necati Aslim/Anadolu Agency via Getty Images

Nos EUA, por exemplo, rodovias racharam ao meio, fazendo com que operários da construção civil passassem a misturar pedras de gelo a massas de concreto para que as vigas não partissem.

Sem contar na quantidade de gente que teve que ser atendida em Phoenix, no Arizona, por terem se queimado gravemente após caírem no asfalto. 

O que parece ser a cena de um filme, só mostra as consequências dessa crise climática tanto para a sociedade em geral quanto para a economia.

E, ainda que as políticas públicas sejam fundamentais para recuperar o tempo perdido e ajudar na reformulação do combate à crise climática, a esperança é que o setor privado possa ajudar nessa batalha, pois quando tecnologias e inovações são utilizadas, o trajeto muda.

Uma moda que colabora com o ecossistema

Com uma série de iniciativas que colaboram com o meio ambiente e trazem funcionalidades na hora de se vestir, a Aramis e a Urban Performance aperfeiçoam cada dia mais seus processos de sustentabilidade, se destacando em ações como:

  • Selo Sou de Algodão: Todo o algodão utilizado na confecção das peças é 100% verificado e certificado desde o plantio até o resultado final;
  • Certificado ABVTEX: Todos os fornecedores estão associados à ética e à proteção dos Direitos Humanos, com práticas contrárias ao trabalho infantil e análogo à escravidão;
  • Materiais reciclados e/ou biodegradáveis: Ao misturar inspiração e conscientização, todos saem ganhando. Parte das peças e embalagens são desenvolvidas com materiais reaproveitados e/ou biodegradáveis, consumindo menos recursos naturais.
  • Redução na emissão de carbono: Promovemos uma cadeia responsável que engloba a compensação de emissões de carbono escopo 1 e 2, ao realizarmos compras de créditos de carbono certificados e registrados por token.
  • Centro de Distribuição com energia renovável: Cerca de 80% da energia consumida em nosso Centro de Distribuição é gerada por usina solar própria.

Essas são apenas algumas das iniciativas sustentáveis e, além dessas, algumas tecnologias têm colaborado com a redução de gases poluentes advindos de aquecedores e ar-condicionados.

Ao serem aplicadas em peças que aquecem ou resfriam o corpo, essas peças fazem com que a utilização de climatização ambiente se torne, muitas vezes, dispensável. Conheça algumas delas:

Jaquetas com um toque extra de aquecimento

Um bom exemplo de peça termorreguladora é a Jaqueta Metaheat 2.0: um item que conta com um powerbank interno que aquece a jaqueta em diferentes níveis e que pode ser controlado por aplicativo. Perfeita para aquecer o corpo, sem a ajuda de aquecedores.

Camisas e camisetas leves e refrescantes

Pensadas para gerar uma sensação de frescor durante o dia todo, várias camisas e camisetas como a Energy, a Polygiene e a Fresh Drop trazem tecnologias que proporcionam um conforto térmico sem igual.

Além disso, oferecem secagem rápida, evitando marcas de suor ou quaisquer incômodos gerados pela transpiração. A sensação é a de estar sempre fresquinho, muitas vezes dispensando o ar condicionado. 

Calças que reduzem a temperatura e regulam a transpiração

Calças como a Flex & Dry, por exemplo, trazem tecnologia termorreguladora, com secagem rápida que absorve a umidade da pele e do ambiente, além de uma ação de resfriamento com fibras tecnológicas que deixam a peça até 10ºC mais fria, mantendo o corpo mais fresco no calor.

O mundo tem passado por alterações climáticas severas e pede urgentemente que os nossos hábitos de produção e consumo mudem.

Além das pequenas atitudes que você pode começar em casa, como separar o lixo, reduzir embalagens, consumir alimentos orgânicos, entre outros, repensar a forma com que você consome moda e consultar as iniciativas das marcas que você apoia é fundamental. 

O futuro que a gente espera começa hoje e já estamos atrasados. Visite uma de nossas lojas ou acesse o site da Aramis e da Urban Performance e junte-se a esse movimento. 


Leia mais publicações

SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore