Trending

Dia Nacional do Futebol antecede o início da Copa do Mundo Feminina 2023

Postado em

Dia Nacional do Futebol antecede o início da Copa do Mundo Feminina 2023

Leia em 4 min

Somos o país do futebol, um lugar onde o esporte mais amado do mundo encontra um lar apaixonado e um terreno fértil para continuar prosperando. 

No Brasil, o futebol é mais do que um simples jogo. É uma celebração da vida, uma expressão de alegria e, acima de tudo, parte integrante da nossa identidade cultural. E como dizem por aí: não é só futebol!

Nesse dia 19 de julho, celebramos o Dia Nacional do Futebol e, coincidência ou não, a Copa do Mundo Feminina estreia amanhã, dia 20. Então vem com a gente e confira os destaques desta competição e um pouco da história do futebol no Brasil.

O Futebol no Brasil e a Copa do Mundo Feminina 2023

Com início marcado para essa quinta-feira, 20 de julho, nossas incríveis jogadoras brasileiras estarão nos representando na Copa de Futebol Feminino 2023. O time brasileiro estreia contra o Panamá na próxima segunda-feira, dia 24. 

A Copa, que este ano será realizada na Austrália e Nova Zelândia, acontece entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, e será transmitida na TV Globo, no SporTV (canal fechado) e no CazéTV nas plataformas de streaming.

Parece irreal, mas essa é a segunda vez que a Copa Feminina é transmitida na mídia: a primeira foi em 2019.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Quando falamos de futebol masculino no Brasil, é importante dizer que o nosso país é reconhecido como uma das maiores potências, ostentando cinco títulos da Copa do Mundo da FIFA (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). 

Nomes como Pelé, Zico, Romário, Ronaldo, e mais recentemente Neymar, Vinícius Júnior e Richarlison têm encantado gerações com suas habilidades excepcionais e talento inigualável. 

Pelé, apelidado de “O Rei do Futebol”, ainda mantém o recorde de maior número de gols em Copas do Mundo (12) e é amplamente reconhecido como um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Ao passo que o futebol masculino no Brasil tem uma longa e gloriosa história, o futebol feminino luta para conquistar cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.

A Seleção Brasileira Feminina também tem feito história com a participação em todas as edições da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA, desde a sua criação tardia em 1991.

Apesar de estarmos acompanhando a ascensão do esporte praticado pelas mulheres, por muitos anos o futebol feminino foi e, muitas vezes, ainda é visto com estigmas, preconceitos e olhares tortos.

Para se ter uma ideia, de 1941 a 1979 as mulheres eram proibidas por lei de jogar futebol no Brasil. Isso, por si só, já atrasou em desenvolvimento, investimento e categoria de base, respingando em todo o resto da história.

A essa altura, nos anos 80, quando a seleção feminina pôde voltar a jogar, a masculina já tinha ganho 3 copas do mundo. Além disso, como falamos há pouco, a Copa do Mundo Feminina começou a ser disputada somente em 1991. Dá pra acreditar?

Neste ano, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino entra em campo na disputa pela primeira estrela no mundial e é nosso dever torcer com toda a garra na luta por essa conquista histórica. 

Marta, a superestrela do futebol mundial, seis vezes vencedora do prêmio Bola de Ouro da FIFA de melhor jogadora do mundo, atrás apenas do argentino Messi, é um nome que se destaca na seleção, que está sob o comando da técnica Pia Sundhage.

Debinha, nossa atacante excepcional, Bia Zaneratto, Tamires e Andressa Alves, entre outras jogadoras sensacionais, também entram em campo para buscar a taça e continuar inspirando milhares de meninas e mulheres a seguir seus sonhos.

E é por isso e por inúmeros outros motivos que é tão importante vestirmos a camisa para vibrar e torcer pelas mulheres do nosso futebol. 

O futebol no Brasil não se resume apenas a seus grandes nomes e conquistas. É também sobre as raízes profundas que o esporte tem em nossa sociedade e cultura. 

Do jogo despretensioso de rua à liga profissional, o futebol é uma parte integrante da vida diária. E cada região do país tem sua própria história única para contar, com clubes tradicionais, estádios icônicos e torcidas fervorosas.

Neste Dia Nacional do Futebol, celebramos não apenas o esporte em si, mas tudo o que ele representa para o Brasil. Celebramos os momentos de vitória, as lágrimas de derrota, a paixão inegável, a emoção contagiante e a incrível capacidade do futebol de unir pessoas de todas as esferas da vida.

No final das contas, o futebol é muito mais que um jogo para nós. É um estilo de vida, uma expressão de quem somos e uma maneira de nos conectarmos uns com os outros e com o mundo. 

Então, junte-se a nós nesta celebração e acompanhe a Copa Feminina de Futebol, porque, no Brasil, todos os dias são dias de futebol!

Foto Capa: Thais Magalhães/CBF


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore