Trending

Como se manter forte e consistente

Postado em

Como se manter forte e consistente
André Siqueira André Siqueira

Leia em 6 min

Há algum tempo falei aqui no Aramis Way sobre os 4 pilares para uma carreira de sucesso.

Na sequência, detalhei cada um deles: expliquei como aprender de forma acelerada e efetiva, como tirar os planos do papel e executar e como fazer networking de um jeito moderno e impactante.

Agora, resta apenas o último pilar que será o nosso assunto de hoje: como se manter forte mentalmente

Você certamente conhece ou já conheceu pessoas que iniciam projetos mirabolantes, que detinham de um caminho claro e desenhado para uma virada de vida, mas que não chegaram e parecem nunca chegar lá. Normalmente elas tentam por algum tempo e então “percebem que o caminho era outro” e migram, e depois de novo, e de novo.

É empolgante pensar na quantidade de oportunidades que temos disponíveis no mundo de hoje e no quanto podemos alcançar. E de fato elas estão aí, mas há uma pegadinha: quase tudo que é realmente transformador e valioso exige consistência e tempo

As pessoas que conseguem sucesso estão longe de não errarem ou de serem perfeitas. Ninguém é capaz de imaginar o caminho com precisão e seguir sem nenhuma falha no plano.

O grande ponto é absorver as falhas como aprendizado e continuar seguindo mesmo com as frustrações. E é por isso que a força mental é tão importante: é ela que se converte em disciplina e nos mantém nos trilhos mesmo quando a vontade não é de continuar. 

A nossa proximidade com as redes sociais faz com que o tempo todo a gente compare o nosso bastidor com o palco do outro. O que sempre aparece é o sucesso, algumas vezes como a exceção natural de toda regra, e em tantas outras, como uma fantasia inventada. E os dois casos não deveriam servir de parâmetro para guiar uma comparação a nossas ações. 

O sentimento de que há algo errado com a gente é reforçado quando há a sensação de que existe um outro caminho mais fácil que a gente ainda não encontrou. Fica difícil lidar com a frustração, então abandonamos.

Só que a frustração é uma das maiores certezas da jornada. Mais do que ser parte, ela é importante no processo.

Quando não temos embasamento, quando o caminho é claramente errado, faz sentido mudar. Mas quando temos lastro e base, o que faz sentido é simplesmente continuar e ser consistente, fazer um pouco melhor por mais tempo e mais vezes. 

É por isso que considero manter a força mental nos momentos de frustração como uma das habilidades mais importantes para a carreira.

Vou deixar aqui alguns pontos de vista e dicas que me ajudaram e que talvez possam te ajudar também: 

Entenda que as coisas andam em espiral

É comum percebermos que quando algo ruim acontece, uma série de eventos negativos se sucedem.

Uma noite com uma discussão entre casal pode levar a uma noite mal dormida, que vai levar a uma manhã mais indisposta e de mau humor, que vai levar a entregas e relacionamentos piores no trabalho, que vão refletir em frustração e, consequentemente, vão atrapalhar o relacionamento. Tudo é um ciclo conectado.

E é interessante que do lado positivo isso também acontece. Um trabalho bem feito rende um elogio, que vira bom humor, que reflete em um jantar maravilhoso com a esposa e então em bom sono e por aí vai. 

É fundamental identificar os momentos de ciclo e, no caso da espiral negativa, conseguir quebrar a tendência. E isso já se conecta com o próximo insight.

Busque pequenas vitórias

Uma ótima forma de quebrar o ciclo é intencionalmente se forçar a celebrar pequenas vitórias. Algo que traga um senso de realização e que ajude a mudar o humor. Geralmente, há duas coisas que gosto de fazer nesses momentos, mas procure descobrir o que faz bem para você.

Uma é procurar por algo que sei que faço bem ou que fuja muito do escopo. Por exemplo, jogar uma partida de tênis depois de um dia ruim, pode ser o que preciso para melhorar. Outra possibilidade é escrever sobre algo que gosto, como este conteúdo: fazer bem feito algo com começo, meio e fim, faz com que eu me sinta mais realizado. 

Também vale adotar alguns rituais. Eles também podem desempenhar um papel significativo na construção da força mental. 

Você pode, por exemplo, estabelecer o hábito de arrumar a cama todas as manhãs: pode parecer simples, mas isso cria uma sensação de realização e estabelece um padrão de conclusão de tarefas desde cedo.

Essa sensação de ter começado e terminado algo bom, impulsiona o seu estado de espírito ao longo do dia, promovendo um ciclo virtuoso de ações positivas.

Assuma a responsabilidade por tudo

No curto prazo, assumir a responsabilidade pode ser ruim. Leva a sentir mais culpa, auto-desconfiança e pode trazer algumas frustrações. Mas no longo prazo, funciona diferente. 

Quando assumimos a responsabilidade e a culpa por um fracasso, também nos forçamos ao exercício de se perguntar o que poderíamos ter feito diferente e entendemos qual é o nosso grau de controle e influência em cada situação.

Esse processo é valioso para ajudar no crescimento e na minimização de erros futuros. Mais do que isso, perceber os erros com frequência faz com que tenhamos que nos acostumar a fazer essa virada, a se abalar cada vez menos e a entender as falhas como algo comum e sempre solucionável. 

Tenha um porquê e, se possível, um por quem

Por fim, fala-se muito da busca pelo propósito. Ter o “porquê” de algo torna o caminho mais claro e ficamos menos suscetíveis a desistir nos tropeços. Mas algo menos comum nas falas corporativas e que fez toda a diferença na minha história é ter um por quem. 

Muito da minha construção tinha a ver com retribuir e dar orgulho aos meus pais. E hoje há muito desse sentimento com minha família (esposa e filho). Neste vídeo eu falo um pouco mais sobre isso e acho válido compartilhar com você:

Desenvolver a força mental requer prática e perseverança, mas os benefícios são imensuráveis.

Ao adotar essas dicas e estratégias, você estará construindo um alicerce sólido para se tornar uma pessoa e profissional extraordinário, pois a força mental não apenas impulsiona sua carreira, mas também melhora sua qualidade de vida de maneira geral.

E, ao seguir os quatro pilares essenciaissaber aprender, executar, fazer networking e se manter forte e consistente, com a força mental como seu alicerce, você estará preparado para enfrentar os desafios do mundo profissional e alcançar o sucesso almejado.


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore