Tem na Aramis

6 tipos de sapato social que você precisa conhecer e saber distinguir!

Postado em

6 tipos de sapato social que você precisa conhecer e saber distinguir!

Leia em 4 min

O estilo social é caracterizado pelo requinte e alinhamento impecável entre as peças. Essa prerrogativa se estende também para os calçados utilizados nesse tipo de composição. Por isso, entender um pouco mais sobre os modelos e os tipos ajuda tanto na hora de montar um traje social quanto na hora de comprar um que é a sua cara.

Separamos os principais tipos de sapato social masculino para você entender as diferenças entre eles e escolher um que se encaixe com o seu estilo. Venha descobrir tudo isso e muito mais!

1. Sapato oxford

O oxford está no topo da pirâmide dos sapatos masculinos de estilo clássico. Ele é chamado assim porque os estudantes da Universidade de Oxford, no Reino Unido, aderiram massivamente ao uso do calçado. Porém, antes disso, no século XIX, o rei Eduardo VII deixou o modelo conhecido na Irlanda e na Escócia.Da antiguidade para os dias atuais, o modelo foi repaginado e, hoje, possui abas laterais fechadas unidas por um cadarço fino.

Confeccionado na maioria das vezes em couro, o modelo oxford é caracterizado pelo alto grau de formalidade e é referência do estilo social. Looks masculinos para casamento no estilo clássico frequentemente contemplam esse tipo de calçado. Então, caso você ainda não tenha, vale muito a pena investir em um!

sapato oxford preto em um fundo branco

2. Sapato brogue

O sapato brogue é um charme à parte, já que possui detalhes ao longo do couro. O modelo remete a furos, por isso, o nome característico. Trata-se de um calçado cheio de detalhes que, na sua versão mais clara, possui alternância de tons em marrom-claro e escuro. Com certeza, é uma obra de arte.

Apesar de os brogues e o couro serem o que caracteriza esse tipo de calçado, existem variações de estilo dentro dessa classificação. O modelo wingtip, por exemplo, é conhecido pelo trabalho em formato de asas. Mas é possível encontrar opções com outros desenhos e sequências de “furinhos”.

sapato social brogue marrom escuro em um fundo branco

3. Sapato derby

“O diabo mora nos detalhes”, esse é um ditado popular que vem a calhar na hora de distinguir os modelos oxford do derby. Isso porque, apesar de possuírem pouquíssimas diferenças, eles são responsáveis por permitir maior movimentação dos pés e, justamente por isso, não possuem o nível de polidez e sofisticação do oxford.

A principal diferença está na parte móvel e solta do cadarço, que, diferente do oxford, é presa. Isso não significa que ele deixe de ser um calçado tradicional. Para quem gosta de se manter no estilo clássico sem errar, o derby é uma opção linda e versátil desse estilo.

sapato derby marrom em um fundo branco

4. Monkstrap

O quarto tipo de sapato social masculino é o monkstrap, sendo fácil de identificá-lo depois de associar o nome ao modelo. Esse calçado não possui amarrações e tem fechamento com fivelas — os modelos mais tradicionais variam entre uma e duas, mas existem opções com mais fivelas.

Famosos pelo seu conforto, esse tipo de sapato se consolidou após modificações feitas por monges no século XV que usavam sandálias, mas sentiam a necessidade de um calçado que protegesse os pés do frio. Séculos depois, o monkstrap se tornou um clássico nos ambientes formais.

sapato monkstrap preto em um fundo branco

5. Loafer

O loafer é um tipo de sapato que não possui cadarços, fivelas e nenhum tipo de feixe, mas isso não significa que eles não possuam detalhes. Normalmente, é fabricado em couro ou camurça. É possível encontrá-los com a parte superior decorada com franjas ou borlas, bem como opções mais minimalistas. Normalmente, os modelos são de cano baixo e deixam o tornozelo aparente. O estilo, apesar de clássico, transita muito bem entre o casual, sendo um curinga no guarda-roupa masculino.

sapato loafer em veludo marrom em um fundo branco

6. Mocassim

O mocassim é conhecido pelo conforto e combina muito bem com calças sociais ou mesmo bermudas. Os modelos fabricados em couro e camurça são mais clássicos, enquanto materiais alternativos retiram um pouco da formalidade desse sapato.

A costura em U, típica do mocassim, confere a ele conforto para os dedos e, associado ao solado emborrachado, amplia a sensação para a planta dos pés. Com toda a certeza, é uma opção excelente para quem precisa estar alinhado diariamente e não abre mão do conforto. Alguns mocassins ainda colocam o docksid como um dos tipos de sapato social, só que ele se assemelha mais ao estilo casual, dada a quantidade de detalhes presente no modelo.

sapato mocassim preto em um fundo branco

Agora que você já sabe como diferenciar cada tipo de calçado social masculino, aproveite e conheça a nossa seção de calçados masculinos e confira modelos que vão do clássico ao casual em um só lugar.


Leia mais publicações

SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore