Review

Guia básico para viajar com segurança e tranquilidade

Postado em

Guia básico para viajar com segurança e tranquilidade
César Urnhani César Urnhani

Leia em 4 min

Como é bom este período do ano, não é mesmo? Historicamente celebramos, viajamos e há quem prefira descansar nessa época.

Muitas vezes, alguns optam por não viajar no fim de ano, por conta das estradas lotadas com grandes congestionamentos. Além disso, estamos em um período de chuvas fortes, o que não combina muito com estradas e rodovias.

Mas para quem vai se aventurar pelas estradas, hoje vim aqui compartilhar algumas dicas para pegar estrada com segurança e conforto nessas férias de fim de ano. São orientações não só para quem vai comandar o volante, mas para todos os passageiros do veículo. 

Vem comigo!

Dicas para viajar com segurança e conforto

Primeiro de tudo, uma viagem começa com planejamento, pois o destino e o número de pessoas que vão viajar, por exemplo, vão determinar o veículo a ser utilizado.


Uma vez definido o destino, quantas pessoas vão e o veículo, agora é hora de fazer uma revisão no carro que contemple todos os itens de segurança como iluminação, pneus, freios, suspensão, sistema de direção, fluídos e lubrificantes.

No dia da viagem é importante que o motorista esteja bem. Por isso, é importante evitar remédios, mesmo que para resfriado, porque muitos têm a sonolência, como efeito colateral.

E, por falar em sono, é importante que a pessoa condutora tenha um sono reparador na noite que antecede a viagem ou, se for viajar à noite, que descanse bem durante o dia. 

Roupas leves e calçados confortáveis colaboram para diminuir o estresse e favorecem os movimentos necessários para a modulação de pedais, volante e câmbio.

Saiba mais no Guia de estilo para dirigir com conforto e segurança

Além da escolha da roupa ideal, é fundamental dirigir com a postura certa para evitar desconfortos. Lembre-se de regular o banco de forma com que os braços e pernas fiquem semiflexionados para utilizar os pedais e volante.

Infelizmente ocorrem muitos acidentes e a pressa ao volante está associada à maioria dos casos. Mas pense comigo: de que vale estar com pressa ou estressado em um momento de lazer, férias ou descanso?

Procure fazer uma viagem calma e tranquila, em paz. Tente sair de casa o mais adiantado possível, em um horário de menor fluxo.

Veja a rota em algum aplicativo de navegação e programe paradas, no máximo a cada duas horas, para tomar um café, relaxar e se preparar para pegar a estrada novamente.

Mantenha distância do veículo que segue a frente e, se chover, dobre essa distância, de forma a conseguir ver o rastro que o veículo deixa no asfalto molhado.

Nesse momento você pode observar o volume de água depositado na pista. Caso feche muito rápido, tire o pé do acelerador, pois isso significa que tem uma poça a frente, o que pode ocasionar uma aquaplanagem.

Quero chamar a atenção sobre a vigilância quanto ao uso do cinto de segurança, especialmente para os passageiros do banco de trás, pois muitos esquecem e, em uma desaceleração, o risco de causar ferimentos nos passageiros é alto.

Se este ocupante for uma criança, é muito importante ficar atento às regras com base na idade, altura e peso.

É o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) o órgão responsável por estipular o tipo de dispositivo que deve ser utilizado para o transporte de crianças com idade inferior a 10 anos, que não tenham atingido 1,45 de altura.

Nesse caso, conforme a Resolução nº 819/2021, há quatro tipos de dispositivos diferentes que devem ser utilizados, que irão variar conforme a idade e o peso da criança: o bebê conforto, a cadeirinha, o assento de elevação e, por fim, o cinto de segurança.

As regras de segurança para viajar com crianças são:

  • Bebê conforto: para crianças de zero a 1 ano de idade ou com peso de até 13 kg, conforme o limite estabelecido pelo fabricante do dispositivo de retenção;
  • Cadeirinha: para crianças de 1 a 4 anos de idade ou com o peso de 9 a 18 kg, conforme o limite estabelecido pelo fabricante do dispositivo;
  • Assento de elevação: para crianças com idade superior a 4 anos e até 7 anos e meio de idade, ou com até 1,45m de altura e peso de 15 a 36 kg, conforme o limite estabelecido pelo fabricante do dispositivo;
  • Cinto de segurança: para crianças com idade superior a 7 anos e meio, e igual ou inferior a 10 anos, ou crianças com altura superior a 1,45m de altura. 

Estou certo de que quando temos nosso coração puro e a alma leve tudo fica em paz e o convívio no trânsito ou em qualquer outro lugar é pura felicidade.

Que a sua viagem seja segura e tranquila!


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore