Review

Drinks para fugir dos clássicos

Postado em

Drinks para fugir dos clássicos
Alex Mesquita Alex Mesquita

Leia em 7 min

Nos últimos tempos, as bebidas destiladas ganharam muito destaque nos bares mundo afora e, com isso, o consumo e a apreciação por drinks se tornaram uma tendência.

Primeiramente, precisamos entender que nem todo consumidor de drinks conhece clássicos tão bem. Aliás, por que os clássicos são tão importantes?  Os clássicos determinam a base de conhecimento do bartender e, supostamente, o tipo de coquetelaria que será apresentada.

Na coquetelaria, tudo começa pelos clássicos, que são imortais. Suas receitas devem ser mantidas como as originais, e a interpretação de medidas e dosagens deve ficar a critério de cada um.

Se você alterar a receita de um clássico, ele deixa de ser um clássico e passa a ser uma variação ou, até mesmo, uma releitura. Cada drink clássico tem uma história para contar, assim como um papel importante nos filmes que estrelou. 

As diferenças e as possibilidades entre a coquetelaria clássica e a autoral

Hoje, é difícil encontrar um bartender que não tenha inventado alguma receita baseada em algum grande clássico.

Diferente do mundo dos vinhos, onde o velho e o novo mundo têm divisões bem estabelecidas, na coquetelaria costumamos dizer que cada continente, país e cidade específica tem uma representatividade e, com isso, suas diversas culturas de ingredientes e sabores tornam esse universo ainda maior.

Um drink pode conter uma base alcoólica agregada de um suco, um licor e até mesmo mais misturas. Tudo isso requer uma técnica específica de preparação com diversas modalidades, como batido, mexido, refrescado ou montado; feito em taças ou copos específicos; com ou sem gelo, e por aí vai.

Com o avanço da coquetelaria nas últimas décadas, e a procura constante por informação, esse segmento de drinks cresceu absurdamente.

Nos últimos tempos, as bebidas destiladas ganharam destaque nos bares mundo afora e, com isso, o consumo e a apreciação por drinks se tornaram uma tendência.

Isso também se deu pelo crescimento da gastronomia no mundo, além do trabalho incessante dos chefs de cozinha de compartilhar receitas e promover uma cultura de conhecimento e disciplina dos seus pratos e técnicas.

Hoje, é possível encontrarmos aplicativos de drinks, sites  específicos de comida e bebidas com avaliações dos clientes. Nas redes sociais, a troca  de fotos e o compartilhamento de receitas é uma febre.

No nosso mercado, a falta de uma literatura específica de drinks afastou muitos consumidores que, com essa carência de  informação, começaram a preparar receitas em casa.  Também tem o fato de que, ao longo da  pandemia, novas combinações de drinks foram ganhando popularidade.

Um exemplo clássico foi a Gin Tônica no Brasil, que após anos e anos popularizada em Londres e na Europa, chegou ao Brasil em meados de 2013 e, de lá para cá, não parou de crescer.

Assim, os consumidores começaram a criar suas próprias combinações de sabores, sendo sempre estimulados por bartenders mundo afora.

Bastou um pouco de informação e gentileza por parte dos bartenders, que nos bares começaram a dar dicas e a ensinar novas misturas. Conforme isso ia crescendo, crescia também o interesse por mais e mais receitas.

Dessa forma, os clássicos se estabeleceram nos bares, e outros drinks ganharam ainda mais popularidade, como por exemplo, os Spritz.

A preparação de drinks em casa para os amigos, ou até mesmo, para consumo  próprio, se tornou um evento à parte.

Por outro lado, a preparação para os amigos ou, até mesmo, para consumo  próprio se tornou um evento à parte, e essas novas misturas de sabores e ingredientes determinaram mudanças no comportamento dos consumidores que, a cada dia, ficam mais exigentes e começam a entender as mudanças nas cartas dos bares.

Leia também o artigo que escrevi sobre como reconhecer um bom bar.

Drinks autorais: confira as dicas e prepare os seus

Hoje, na maioria dos lugares, uma carta de drinks bem elaborada requer uma seção de drinks com destaque: os autorais. Para toda exceção existe uma regra e, para isso, algumas dicas são fundamentais para que o seu drink seja perfeitamente preparado.

  • Escolha a taça ou o copo de sua preferência, de acordo com a quantidade de bebidas que você vai utilizar. Por exemplo, se você for servir uma vodka com algum suco de frutas, podendo ser adoçado previamente ou não, coloque primeiro bastante gelo em um copo do tipo  “long drink” que, geralmente, é o mais recomendado para combinações desse tipo.
  • Coloque aproximadamente 50 ml de vodka, ou seja, um copo “shot” em média, e complete o restante do copo com o suco de frutas. Geralmente, essa mistura leva entre 200 a 250 ml de suco, mas tudo vai depender se o seu copo long drink é grande ou não.
  • Na maioria das vezes, oito a dez pedras de gelo são mais do que suficientes quando você precisa apenas misturar uma base alcoólica com algum tipo de suco.
  • Seguir as medidas com o uso de um dosador ou um copo de “shot” faz com que o seu drink fique mais equilibrado.
  • Sempre recomendo uma colher para mexer bem o drink no final. Pois, dependendo da textura do suco, a polpa pode ficar no fundo do copo.
  • Para as receitas que são batidas com gelo, você sempre vai precisar de uma coqueteleira de inox, que hoje é indispensável. Se você não tiver uma, sem problemas, porque isso não afetará o sabor da sua bebida. 
  • A coqueteleira além de misturar todos os ingredientes de uma maneira mais rápida e  segura, tem a função de gelar tudo, além de somar uma pequena diluição de água na bebida. Um drink deve sempre estar gelado, frio e nunca com a sensação quente pela falta de “agito” da coqueteleira. 

Finalizando as dicas, utilize sempre as bases superiores das bebidas destiladas que não foram envelhecidas nesse primeiro momento, ou seja, que não passaram por barris para envelhecer.

São elas: vodka, rum, gin e cachaça. Essas bases são mais versáteis e fáceis de combinar com praticamente todos os tipos de sucos e licores frutados de sua preferência.

Uma carta de bebidas bem elaborada, requer uma seção de drinks com destaque: os autorais.

Se você quiser preparar uma receita em casa com apenas três bases, fica aqui mais uma  dica de preparo: 

  • Coloque primeiro um “shot” da base destilada da sua preferência;
  • Se for utilizar um licor de frutas, adicione a metade do “shot”;
  • Por último, se for utilizar um suco de frutas, utilize de dois a três “shots” no máximo e mexa bem. Não esqueça do gelo para manter o seu drink gelado.

Segue aqui uma receita super fácil para você preparar na sua casa e que não precisa de coqueteleira. É só misturar tudo diretamente no copo long drink com gelo. 

  • 1 copinho de shot de gin; 
  • ½ copinho de suco de limão taiti; 
  • Completar o copo com gelo e com suco de cranberry. 

Se achar que precisa dar uma pequena “adoçada”, adicione ½ copinho de xarope simples de açúcar. Mexa bem essa mistura e adicione uma rodela dentro do copo long drink com bastante gelo. 

Segredo de mestre: prepare o seu próprio xarope de açúcar

Tenha sempre um bom xarope de açúcar na sua geladeira. Isso evitará que você utilize o tradicional açúcar refinado.

Como o nome já diz, o açúcar refinado tem o refino da indústria, fazendo com que ele seja mais pesado, sem sabor e não é saudável, pois contém ácido de enxofre.

Para preparar um  xarope simples e fácil de açúcar, faça da seguinte maneira: 

  • Utilize partes iguais de água e açúcar; 
  • Utilize açúcar demerara ou açúcar orgânico; 
  • Aqueça em uma panela primeiramente a água. Quando começar a ferver, coloque a quantidade de açúcar e mexa bem até que se dissolva por completo.

Dessa forma, você terá xarope simples de açúcar sempre pronto. Como ele não estraga, você pode deixar na geladeira e guardar por tempo indeterminado.

Gostou dessas dicas? Então continue acompanhando a Aramis Way para mais novidades do mundo dos drinks, entre outras tendências que movimentam o lifestyle do homem moderno.


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore