5 sucessos Stop Motion para maratonar
Postado em
Leia em 5 min
Animação é coisa séria e tem tomado uma posição cada vez mais relevante nas telinhas e nos telões. E, junto às inovações dos softwares de animação, vemos universos cada vez mais incríveis sendo representados com uma fidelidade fotorrealística, através de inúmeras técnicas.
E se tem uma forma de animação que nunca falha em nos entreter e encantar é o estilo Stop Motion. Temos aí sucessos como Pinóquio, Noiva Cadáver e Casa Monstro, por exemplo, que não nos deixam mentir.
Dá uma trabalheira produzir e desenvolver, mas o resultado provavelmente será uma obra icônica e atemporal, assim como o estilo da Urban Performance (fica a dica).
Hoje, vamos falar sobre a técnica stop motion de produção audiovisual, além de indicar alguns filmes nessa linha para você assistir.
Segue o fio!
O Stop Motion e a arte de contar histórias
Animação stop motion (ou quadro-a-quadro) é uma técnica que utiliza modelos físicos para personagens, props de cenário, entre outros. A partir daí é questão de criar cena por cena e fotografar cada quadro, sempre do mesmo ângulo – Fácil né? Só que não!
Para compor 1 segundo de animação, por exemplo, é preciso 24 quadros (ou 24 fotos). Não é à toa que Pinóquio do Guillermo del Toro levou mais de 10 anos para ficar pronto.
É muito provável que você se lembre com carinho de um filme stop motion que assistiu há tempos atrás, pois diferente de CGI e animações mais tradicionais, que envelhecem com o tempo, o stop motion permanece atual no decorrer dos anos.
A atemporalidade é uma das características da técnica que faz com que o filme seja tão incrível como da primeira vez, todas as vezes que você assiste.
Animações Stop Motion para maratonar
De Guillermo del Toro à Tim Burton, prepare a pipoca, ligue o streaming e bora apreciar algumas das animações stop motion que merecem atenção.
Pinóquio de Guillermo Del Toro
Para quem é fã da história do boneco de madeira que o nariz cresce quando mente, já fica o aviso que a reimaginação do diretor mexicano, Gilhermo Del Toro, se passa durante a segunda guerra mundial, tratando temas mais pesados, quebrados por excelentes produções musicais.
Tudo isso com um estilo incrível e único que só stop motion consegue, além da genialidade de Del Toro, que não mede esforços para reinventar uma história que já foi contada inúmeras vezes, colocando muito mais visceralidade em cada detalhe.
Diretores: Guillermo del Toro e Mark Gustafson
O Estranho Mundo de Jack
“O Estranho Mundo de Jack” um clássico cult dos anos 90, dirigido pelo mestre Tim Burton e animado pelo talentoso Henry Selick. A história é uma mistura maluca de Natal e Halloween, com um toque gótico e dark que só o Burton sabe dar.
Jack Skellington, o Rei das Abóboras, cansado do tédio da Cidade do Halloween, descobre a Cidade do Natal e decide dar uma roubadinha no Papai Noel. Mas é claro que nada sai como planejado!
A estética desse filme é uma loucura, cheia de criaturas estranhas e cenários macabros, tudo feito com aquele capricho do stop motion.
Diretor: Henry Selick
Autores: Tim Burton e Michael McDowell
Coraline e o Mundo Secreto
Agora vamos para “Coraline e o Mundo Secreto”. Baseado no livro de Neil Gaiman, esse filme é uma verdadeira viagem para um mundo mágico e, ao mesmo tempo, assustador.
A história é sobre Coraline, uma menina que descobre uma porta secreta em sua nova casa que a leva para uma versão alternativa de sua vida. Só que essa outra versão é meio sinistra, com pais botando botões nos olhos e uma vibe meio creepy.
O visual é de cair o queixo, com uma atenção aos detalhes impressionante. É uma animação que agrada tanto às crianças quanto aos adultos que curtem uma boa dose de emoção e suspense.
Diretor: Henry Selick
Autor: Neil Gaiman
A Noiva Cadáver
“A Noiva Cadáver” é um encantador conto de fadas sombrio, dirigido por Tim Burton e animado em stop motion. A história segue Victor, um rapaz que acidentalmente se casa com uma noiva morta chamada Emily, entrando em um triângulo amoroso com sua verdadeira noiva, Victoria.
Com a estética gótica típica de Burton e uma animação detalhada e encantadora, o filme cativa públicos de todas as idades. Vale a pena assistir ou reassistir!
Diretores: Tim Burton, Mike Johnson
Autores: Tim Burton, Carlos Grangel
A Casa Monstro
Um clássico de Halloween, a animação traz comédia e horror na medida certa. A história é um pouco clichê, mas os personagens são incríveis e várias piadas que passam pela nossa cabeça quando somos criança, tornam a experiência única.
A história gira em torno de DJ, um garoto que descobre que a misteriosa casa do vizinho é na verdade uma criatura viva e assustadora. Junto com seus amigos Chowder e Jenny, eles embarcam em uma aventura para desvendar os segredos e salvar sua vizinhança.
Com uma animação visualmente impressionante e um enredo cheio de humor e suspense, prepare-se para se surpreender com as reviravoltas e a magia dessa Casa Monstro!
Diretor: Gil Kenan
Esses filmes são apenas algumas das pérolas que o mundo do stop motion tem para oferecer.
Ah, e não podemos deixar de comentar sobre outras obras geniais como “A Fuga das Galinhas”, com aquelas galinhas malucas tentando escapar da fazenda, e “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais”, com o inventor atrapalhado e seu cachorro inteligente salvando plantações de vegetais.
Tudo isso prova que o stop motion é uma técnica incrível, capaz de dar vida a mundos e personagens de uma forma única e apaixonante. Então, pegue seu controle remoto e mergulhe no universo mágico do stop motion. Você não vai se arrepender!
Compartilhar: