Estilo

E-sports, campeonatos sérios e multi-milionários.

Postado em

E-sports, campeonatos sérios e multi-milionários.

Leia em 7 min

Você já ouviu falar de e-sports? Bom, caso não tenha passado as últimas duas décadas sem qualquer acesso à internet e redes sociais, certamente, sim, certo?

Apesar de cada vez mais popular e acessível, os esportes digitais ainda podem gerar algumas dúvidas e até parecer um pouco estranho para a geração anterior aos millenials, na faixa dos 30 – 40 anos.

Mas, basta conversar alguns minutos com a garotada da Geração Z que o assunto desenrola fácil e quase natural, com riqueza de detalhes sobre o tema.

Engana-se quem pensa que os campeonatos e toda a indústria gamer é algo recente e moderno, na verdade esse ramo já está passando dos 50 anos.

Quer ficar por dentro e se inteirar sobre tudo que envolve os e-sports e descobrir como acompanhar os campeonatos nacional e de todo o mundo?

Então, vem com a gente que vamos desmembrar tudo sobre os esportes digitais de maneira fácil para você!

E-sports: o que é, como surgiu e por que é um indústria multimilionária?

Você pode até não estar muito familiarizado com a nomenclatura “e-sports”, mas se trocarmos por “games”, tudo se torna mais simples, certo?

Os e-sports são todos e quaisquer jogos digitais e online. Não importa o estilo ou contexto. Pode ser um jogo de futebol, aventura, fantasia, mistério, luta, automobilismo e muito mais.

Aquele joguinho que um dia você deu play e jogou como forma de entretenimento, para alguns, é coisa séria.

As competições acontecem em todo o mundo e podem ser vistas e acompanhada pela Tv, em plataforma de streaming ou – em alguns casos – ao vivo.

Os torneios de e-sports atraem multidões do mundo todo.

Como há uma imensa gama de modalidades, as competições são divididas, obviamente, por jogos: FIFA, Free Fire, Wild Rift, League of Legends, Rainbow Six entre muitos outros.

Mas qualquer pessoa pode participar ou competir? Sim, qualquer pessoa pode ingressar no mundo dos jogos eletrônicos, basta ter os equipamentos certos em casa – consoles, computadores e videogames.

Muitos jogadores profissionais começam em casa, criando perfis em plataformas como Twitch e YouTube Gaming e fazendo transmissão ao vivo.

Porém, é preciso conhecer bem o jogo, aprender os macetes e, claro, se destacar entre milhares de outros jogadores. Jogar online é um bom começo e pode acontecer, inclusive, do jogador começar a ganhar algum dinheiro assim.

No entanto, para participar de campeonatos oficiais – nacionais e internacionais – é preciso investir um pouco mais até chamar atenção de alguma equipe.

Integrar uma equipe profissional abre muitas portas, além de garantir um dinheiro certo com contratos, patrocínios e publicidade.

Do mesmo modo que acontece com os clubes de futebol, por exemplo, há ligas amadoras. Porém, para participar de campeonatos oficiais é necessário status de clube profissional.

Além disso, é preciso ter um talento acima da média que só pode ser moldado e treinado após muita dedicação e horas de jogos.

Há olheiros em todas as partes e, assim como nos esportes físicos que estamos acostumados, a peneira costuma ser bem criteriosa. Encontrar um novo talento é investir tempo e (muito) dinheiro antes de chegar ao patamar de disputar títulos e atrair a atenção de patrocinadores.

Onde tudo começou?

As competições de games começaram na década de 70 entre estudantes universitários nos EUA, mais especificamente da Universidade de Stamford, na Califórnia, e ganhou o nome de Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar.

Já na década de 80, foi o Atari que deu um up na competição por meio do Space Invaders Championship, uma competição gigante para a época, com milhares participantes de todas as regiões dos EUA.

Na década de 90, foi a vez da Nintendo entrar no jogo e trazer o seu campeonato o Nintendo World Championships, com etapas e seletivas acontecendo simultaneamente em várias cidades – uma espécie de mata-mata –, além da grande final na Califórnia.

O sucesso foi tão grande que contou com uma segunda edição em 1994, ainda nos mesmo moldes e formato do campeonato anterior, chamado de Nintendo PowerFest 94.

Se, até os anos 90 tudo ainda era limitado e regional, com a evolução e da internet de banda larga a partir dos anos 2000, tudo mudou, e os quatro cantos do mundo também puderam acompanhar e realizar seus próprios torneios.

As competições cresceram em um piscar de olhos e o boom foi visivelmente sentido entre os anos de 2000 e 2010, onde os e-sports passaram a ter mais de 150 torneios com competidores de vários países.

Jogos mobile também conquistaram seu espaço no mundo competitivo dos e-sports.

Foi graças a essa crescente abrupta no início do novo milênio que surgiu a primeira organização oficial de esportes digitais: o G7, que contou com a presença das seguintes organizações internacionais:

· Team 3D;

· Sk Gaming;

· Fnatic;

· MIBR;

· 4 Kings;

· Mousesports;

· NiP.

Os principais campeonatos internacionais que surgiram nessa primeira década foram:

· Major League Gaming;

· Intel Extreme Masters;

· World Cyber Games.

Por que atrai tanto investimento e dinheiro?

Os e-sports são democráticos, favorecem a indústria eletrônica a crescer e consegue atingir pessoas de todos os lugares do mundo e classes sociais.

Os campeonatos oficiais viraram uma grande vitrine para jogos e plataformas de diversas produtoras e marcas, fazendo com que eles atraíssem empresas interessadas em expandir o seu alcance.

Com o passar do tempo, outras formas de divulgação apareceram, como a Twitch, que é o principal canal de transmissões da atualidade

Na plataforma, tanto jogadores amadores como profissionais conseguem atrair milhões de views por “streams”, como são chamadas as transmissões ao vivo.

No caso das pessoas com um grande número de espectadores, é possível faturar com assinaturas e várias outras formas de doações feitas pelos seguidores e fãs, além da venda e exposição de produtos e marcas.

Nos palcos, os jogadores têm a chance de provar o resultado de anos de treinamentos. Foto: PGL

Como resultado de toda essa exposição, não é difícil ver premiações de torneios que chegam à casa dos milhões de dólares, como aconteceu com o mundial de Dota 2, atual detentor do recorde de premiação mundial: pouco mais de $ 34 milhões – sim, você leu direito, esse valor é em dólar. 

Quem são os grandes nomes do e-sport no Brasil?

O Brasil é um dos grandes celeiros de talentos do e-sports, tendo atletas e equipes detentores dos principais campeonatos do mundo.

Um bom exemplo disso é a MIBR, organização responsável pela criação do G7 e grande responsável por profissionalizar e transformar o e-sport nacional no que é hoje.

Além deles, outros times nacionais de e-sports que você precisa conhecer e acompanhar, são:

· Flamengo e-Sports;

· Kabum! E-Sports;

· INTZ;

· Team One;

· Imperial;

Quais campeonatos valem a pena acompanhar?

Existem muitos campeonatos espalhados pelo mundo, tanto profissionais quanto amadores. Com uma busca rápida é possível encontrar sempre alguma competição acontecendo em tempo real.

Vamos listar as principais competições que acontecem durante todo o ano no Brasil e no Mundo. Confira!

· LBFF – Liga Brasileira de Free Fire;

· Major de Dota 2;

· Major de CS:GO;

· VCT Brazil – Valorant Challengers;

· League of Legends World Championship;

· VCT Game Changers.

Onde assistir?

Para quem tem interesse de mergulhar de vez no universo gamer profissional e aprender um pouco mais sobre jogos, cultura gamer e as ligas pode acompanhar tudo ao vivo.

O canal de SporTv 3 transmite alguns dos principais campeonatos nacionais em sua programação. Outra maneira de conseguir acompanhar tudo é por meio da Twitch e do YouTube Gaming, basta buscar os canais dos patrocinadores das principais competições.

Quem prefere se aprofundar ainda mais no cenário, alguns portais não-oficiais trazem notícias do seu e-sport favorito e, também, meios de acompanhar partidas profissionais e amadoras que estão acontecendo. Os mais conhecidos são:

  • Hltv.org
  • Joindota.com
  • Liquipedia.net
  • Vlr.gg

E, então, ficou ainda mais interessando no mundo dos e-sports? Diz para gente, qual jogo faria você um campeão?

Para mais informações, dicas e novidades sobre cultura geek, moda, entretenimento, bem-estar e muito mais, não deixe de conferir mais conteúdos Aramis Way!


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore