8 dicas incríveis para se manter no estilo social masculino sem errar
Postado em

Leia em 6 min
O estilo social requer uma série de elementos que garantem alinhamento e formalidade à combinação de roupas. Cores sólidas, tecidos de qualidade, corte e costura de excelência e acabamento impecável, estão entre as características que definem esse estilo. Mas para garantir que você não corra o risco de errar na composição, separamos 8 dicas indispensáveis que compõem o estilo social masculino.
Uso de peças estratégicas, acessórios elegantes e cores que combinam entre si são os pilares para organizar um look de muita presença e sofisticação. Continue a leitura e saiba como utilizá-los no seu dia a dia e em eventos mais formais.
1. Use camisa social branca com cores frias
A clássica camisa social branca é uma peça fundamental no guarda-roupa de um homem clássico. Ela faz parte do rol de peças que definem o estilo clássico dentro dos 7 estilos universais e carrega consigo o charme e o bom gosto de uma roupa clean e bem estruturada. A primeira dica de como se vestir no estilo social masculino é unir essa peça atemporal a tons como azul-marinho, azul-petróleo, azul royal, verde-floresta e jade.
A combinação, além de ficar harmônica e moderna, também pode ser usada tanto para cores de calças quanto para cores de shorts e paletós. A sobriedade presente nas cores frias se mantém em destaque com o uso da camisa branca, seja ela de manga longa ou manga curta.
2. Tenha sempre no guarda-roupa calça de alfaiataria em tons neutros
Peças em alfaiataria denotam qualidade na modelagem e, por isso, seu recorte já suscita mais cuidado com o tecido. Cores neutras como bege, cinza, tons terrosos e verde-oliva são ótimas opções para se investir, principalmente se a peça for uma calça de alfaiataria.
Tons neutros são mais fáceis de combinar com cores variadas de camisas, paletós e sapatos. Além disso, transitam de forma mais harmônica entre os ambientes em diferentes momentos do dia. Ter calças de alfaiataria nessas cartelas te permite brincar com uma infinidade de combinações sem sair do estilo clássico. Faça o teste!

3. Não abra mão do costume em ocasiões formais
Se você procura por roupa social masculina moderna e ainda não conhece os costumes, existe uma falha bem grande na sua definição de estilo clássico. Os costumes se assemelham aos ternos, mas tem um elemento de grande distinção: eles possuem modelagem muito mais moderna que os primeiros, sendo compostos por paletó e calça estilo alfaiataria feitas pelo mesmo tecido.
O uso do costume, tanto abotoado quanto aberto, se adapta bem ao corpo e garante sofisticação e elegância a quem escolhe esse conjunto clássicoe cada vez mais presente nas combinações feitas pelo estilo social e casual. Com absoluta certeza, é uma roupa que vale muito a pena investir!
4. Aposte no paletó e calça estilo chino
A dica número 4 tem dois tipos de peças que se harmonizam muito bem entre si e são consideradas muito versáteis. É o caso do paletó e da calça chino. O paletó é uma peça que pode, por exemplo, ser utilizada como destaque no look, inserindo contraste e cor à combinação.
Quando utilizado, requer maior grau de formalidade, porém com menor seriedade. O paletó é uma peça que passa a sensação de acessibilidade e, por isso, é muito indicado para espaços que mesclam esses dois elementos.
A calça chino segue a mesma linha. Ela é considerada muito versátil por transitar bem entre looks casuais e sociais. Seu estilo remete às calças de alfaiataria, mas assim como o paletó, possui um ar mais despojado. Esse tipo de calça combina bem com camisa social, tanto de manga longa quanto de manga curta e aceita tranquilamente uma camisa polo também.
Ah, no inverno, as calças estilo chino são peças que harmonizam muito bem com blusas de tricô de manga longa, então, se você ainda não se rendeu a esse estilo de calça, vale a pena dar uma olhada mais alongada para elas, beleza?
5. Aposte no degradê de cores
O uso de cores em degradê ou na mesma paleta contribui para harmonizar peças diferentes entre si. Explore o uso de camisas em tons mais claros que a calça, em diferentes tonalidades de uma mesma cor. Esta é uma forma de utilizar a cor como o principal elemento visual no look e fica muito bonito.

É possível ainda alternar os tons entre as peças, principalmente se o look é composto por 3 itens. Visualmente falando, o look fica muito harmônico e permite que você varie peças e cores que por vezes são difíceis de combinar uma com as outras.
6. Prefira cores escuras para a noite e tons claros para o dia
Você já conhecia essa indicação de tonalidades a partir do período do dia? Você pode até não estar a par de todas as nuances da moda, mas possivelmente já reparou que em eventos à noite as pessoas costumam utilizar cores mais sóbrias e concisas, como preto, marsala, verde-militar e outras cores com o fundo mais escuro. Isso ocorre porque a baixa incidência de luz reduz a refração do objeto, por isso o tom da cor parece se alterar.

Harmonizando-se então com a paleta natural das cores e não destoando muito deste cenário, recomenda-se o uso de tons claros e vibrantes no período diurno e tons escuros no período da noite. Tons neutros, como cinza, por exemplo, ajudam a equilibrar looks diurnos e noturnos.
7. Use abotoaduras, gravatas, cintos e relógios
Abotoaduras, gravatas, cintos e relógios fazem parte do conjunto de acessórios indispensáveis no estilo social masculino. Esses itens deixam as combinações requintadas, por isso nem sempre são utilizados conjuntamente. Abotoaduras são destinadas para eventos com alto índice de formalidade e que requerem uma polidez exemplar.

A gravata é um acessório utilizado em espaços formais mais rotineiros, mas que ainda, sim, necessitam de maior seriedade. Cintos e relógios costumam percorrer tanto ambientes mais descontraídos e informais quanto os ambientes exemplificados anteriormente. Assim como a vestimenta, a dosagem de acessórios é importante e requer atenção e respeito ao meio.
8. Tenha sempre um sapato social de couro marrom
A escolha do sapato social é curinga e estratégica porque permite que você o utilize nos diferentes períodos do dia, sem que haja estranhamento com a escolha da cor. Além disso,você consegue harmonizar com tonalidades escuras, neutras e claras, sem diminuir a seriedade do evento.
Existem modelos que são mais brilhosos e outros que possuem o brilho envernizado, a dica é para que você opte pelo mais discreto possível.
E aí, gostou de saber mais sobre nossas dicas de como se vestir no estilo social masculino de forma mais fácil e assertiva? Aproveite e conheça também nosso posto sobre o estilo masculino elegante e adicione dicas extras de acordo com o seu estilo próprio. Te espero lá!
Compartilhar: