Estilo

Aramis inspira indústria egípcia com sua jornada de sustentabilidade

Postado em

Aramis inspira indústria egípcia com sua jornada de sustentabilidade

Leia em 4 min

Milhares de anos de civilização confrontam a urgência de quebrar paradigmas para avançar com o desenvolvimento sustentável.

Esse é o Egito, país com inúmeros desafios sociais, ambientais e econômicos, mas que tem trabalhado pela Agenda dos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável da ONU, a partir de inúmeras parcerias e iniciativas de esforço conjunto.

Governo, empresas privadas, ONGs e a Academia têm buscado entender formas de colaboração para o avanço das práticas sustentáveis.

O tecido da Camiseta ECO é feito com algodão e resíduos de garrafas PET. Além disso, é lavada com amaciantes naturais e é tingida com técnica que usa menos água e químicas.

É nesse contexto que, na última semana, a nossa especialista em sustentabilidade, Camila Limberg, marcou presença na 3ª Conferência Anual de Sustentabilidade em Luxor no Egito.

O objetivo era poder trocar com vários profissionais e especialistas sobre como a Aramis tem construído a sua jornada de sustentabilidade, além de acompanhar os principais movimentos sustentáveis que estão acontecendo pelo mundo.

Sobre a 3ª Conferência Anual de Sustentabilidade em Luxor

O evento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Egito, da ONG Al Orman e da rede egípcia do Pacto Global da ONU. 

Os quase 300 participantes, dos quais gestores de sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, comunicação, entre outros de diferentes setores da economia, participaram ativamente das diferentes sessões e palestras, em busca de inspirações e compartilhamento de boas práticas.

Os debates sobre oportunidades para alavancar a agenda de sustentabilidade de forma mais estratégica em seus setores e organizações foram liderados por convidados de diversas partes do mundo, que mostraram cases e iniciativas eficazes para o desenvolvimento sustentável. 

Leia também Construindo sustentabilidade de ponta a ponta

Egito: uma indústria têxtil milenar

O Egito é um dos protagonistas da indústria têxtil no mundo. Com uma combinação de fatores que colaboraram com essa prosperidade, como disponibilidade de recursos, terra e clima, os esforços do país nesse setor remontam aos tempos faraônicos. 

O linho, por exemplo, é uma das fibras vegetais naturais mais antigas utilizadas na indústria de fiação e tecelagem da região. Já foram encontrados tecidos de linho egípcio datados por volta de 5.000 a.C. 

Saiba mais em Linho: como vestir o melhor tecido de todas as épocas nesse verão

O algodão também faz parte das fibras mais antigas encontradas, com evidências de cultivo no período faraônico. A própria palavra “algodão” tem origem árabe, derivada do termo “al-qu-tum”, que significa pelo ou felpa.

O desenvolvimento da indústria têxtil no Egito (grande polo regional) se deu de forma integrada e verticalizada. O país domina a cadeia completa dessa indústria, desde o cultivo das fibras até a fabricação dos tecidos e das peças acabadas, representando o segundo maior setor da economia egípcia. 

A jornada Aramis rumo à sustentabilidade

O avanço da agenda de sustentabilidade da Aramis, de forma cada vez mais estratégica, busca gerar valor compartilhado e conta com uma estrutura de governança que permite a execução, monitoramento e a resposta aos resultados gerados. 

Com os objetivos de repensar a indústria da moda e minimizar o desperdício, a poluição e a emissão de carbono, a Aramis x TENCEL™ x Canatiba Textil se uniram em uma collab inovadora.

Estamos construindo uma jornada de ponta a ponta para entregar produtos confortáveis, de qualidade e com baixo impacto socioambiental. 

Algumas das nossas ações sustentáveis são:

  • Design de produtos: desde a origem da matéria prima até os processos de produção e acabamento, buscamos inovar e formar parcerias para o desenvolvimento de peças cada vez mais sustentáveis.
  • Cadeia de fornecimento: trabalhamos com fornecedores certificados pelo Programa ABVTEX, que realiza auditorias socioambientais periódicas e trabalha no combate ao trabalho escravo e infantil.
  • Operações: buscamos mapear os impactos sociais e ambientais negativos, para trabalhar pela redução e/ou neutralização dos mesmos.
  • Engajamento e comunicação: utilizamos diferentes ferramentas e parcerias para engajar os nossos públicos de interesse nessa jornada, além de comunicar o nosso progresso.

Leia também Na hora de ser sustentável, nós vestimos a camisa

Acesse o nosso relatório de sustentabilidade para conhecer nossas iniciativas. Conheça também as peças sustentáveis disponíveis no site ou em uma Aramis mais próxima de você


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore