Destino

Belém do Pará: guia de bolso para celebrar a terra do açaí e do carimbó

Postado em

Belém do Pará: guia de bolso para celebrar a terra do açaí e do carimbó

Leia em 6 min

Hoje, 12 de janeiro, Belém do Pará faz aniversário e não podíamos deixar de falar de um dos lugares mais incríveis do Brasil, quiçá do mundo.

Com mais de 400 anos, Belém carrega em sua história uma arquitetura, gastronomia e biodiversidade, além de dezenas de pontos turísticos que representam boa parte das maiores riquezas culturais do Brasil. 

Capital do estado do Pará, Belém é conhecida por ter um dos maiores mercados da América Latina (o Mercado Ver-o-Peso), pelos ritmos como o tecnobrega e o carimbó, e uma culinária ímpar para quem gosta de comer bem.

Além disso, é em Belém que acontece a Festa do Círio de Nazaré: uma das maiores festas de rua do planeta, que atrai milhares de turistas à cidade todos os anos. 

Hoje, fizemos uma seleção e vamos compartilhar com você algumas dicas sobre o que fazer em Belém do Pará.

É claro que não vamos conseguir trazer tudo aqui. Por isso, fique à vontade para deixar a sua recomendação lá no Aramis Community.

Vem com a gente!

O que fazer em Belém do Pará?

Mercado Ver-o-Peso

Considerado o maior mercado a céu aberto da América Latina, o Ver-o-Peso existe desde 1625. O lugar leva esse nome porque, na época, era utilizado para pesar mercadorias que saiam e chegavam ao país, gerando a devida cobrança de impostos.

Eleito uma das 7 Maravilhas do Brasil, o espaço conta com cerca de 25 mil m² e dispõe de barracas que vendem de tudo, principalmente itens que representam a cultura e culinária local. 

Mercado Ver-o-Peso | Foto/Divulgação: Otoni Sabba | Tripadvisor

É um ótimo lugar para conhecer o prato típico paraense de açaí com peixe frito e farinha de mandioca, além de uma variedade de frutas da região como o bacuri, o cupuaçu, o jambú e muito mais.

Vale a pena tirar um dia inteiro para aproveitar tudo que o Mercado Ver-o-Peso tem à oferecer!

Estação das Docas

Inaugurada no ano 2000, o que antes era um porto fluvial, agora é um dos maiores complexos turísticos e culturais do estado do Pará. 

Com mais de 32 mil m² à beira da baia do Guajará , a Estação das Docas está dividida em três complexos distintos: o Boulevard das Artes, o Boulevard da Gastronomia e o Boulevard de Feiras e Exposições.

Estação das Docas | Foto/Divulgação: Wikipedia

São opções incríveis para comprar, presentear, comer e viver o máximo da cultura de Belém do Pará, através de uma agenda repleta de atrações gratuitas e que acontecem diariamente.

Dica: procure conhecer as sorveterias que trazem sabores especiais e exclusivos com frutas típicas de Belém.

Catedral Metropolitana e Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

Para quem gosta de conhecer catedrais e igrejas, seja pela fé e/ou arquitetura, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré não pode faltar no roteiro de Belém.

A igreja começou a ser erguida por volta de 1909, quando foi encontrada a imagem da santa que, até hoje, é carregada nos dias de celebração de uma das maiores festas de Belém do Pará e do mundo: a procissão do Círio de Nazaré.

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré | Foto/Divulgação: Wikipedia

Além disso, no mesmo espaço você ainda encontra a Igreja de Santo Alexandre, que abriga um museu de arte sacra. Vale a pena conferir!

Parque Mangal das Garças

Localizado às margens do Rio Guamá, o Mangal das Garças foi revitalizado em 2005 e, desde então, tornou-se uma parada obrigatória em Belém do Pará.   

O local conta com atrações como o Viveiro da Aningas, que traz uma quantidade variada de pássaros; o Borboletário, primeiro da região, mas já apontado como um dos maiores do país; e o Farol de Belém, com mais de 47 metros de altura para ver a cidade de cima.

Parque Mangal das Garças | Foto: Divulgação

Museu Paraense Emílio Goeldi

Popularmente conhecido como Museu Goeldi, o Museu Paraense Emílio Goeldi é o primeiro parque zoobotânico do Brasil, conhecido como uma das instituições mais importantes para o estudo científico sobre a Amazônia brasileira. 

O lugar carrega um acervo que conta a história da flora e fauna amazônica e, é claro, da cultura indígena. Conheça o lago com as vitórias régias, além de algumas espécies de animais disponíveis no parque.

Museu Paraense Emílio Goeldi | Foto/Divulgação: Wikipedia

O que comer em Belém do Pará?

Conhecida como a capital da gastronomia, em Belém você vai desfrutar uma variedade de frutas e pratos típicos da região, em diversos bares e restaurantes da cidade.

E, se você gosta de comer e explorar uma gastronomia cheia de texturas e sabores, com certeza Belém é o destino perfeito para isso.

Como já falamos aqui, vale a pena conhecer o típico prato paraense composto de peixe frito, açaí e farinha de mandioca: uma experiência incrível para provar o açaí da forma mais original.

Pato no tucupi | Foto/Divulgação: Site Achou Gastronomia

Além disso, o pato no tucupi, a maniçoba, o tacacá e o vatapá, além de vários tipos de peixes de água doce, são ótimas pedidas para provar pratos típicos da região de Belém do Pará.

Procure também experimentar frutas típicas como o bacuri e o cupuaçu. Ah, e não deixe de provar a famosa castanha-do-pará, é claro!

O que ouvir e curtir em Belém do Pará?

Típico de Belém do Pará, o carimbó é um dos ritmos mais tradicionais da região, que embala as rodas de dança, cerimônias e que também é responsável por uma das maiores festas de Belém.

Sua origem vem durante o século XVII, a partir de danças e costumes indígenas. O próprio nome é uma homenagem ao instrumento musical curimbó: um tambor feito à mão, utilizado em apresentações religiosas e artísticas. 

Além do carimbó, o tecnobrega é um dos ritmos que embalam a cena musical de Belém e que já foi disseminado por todo o Brasil, através de sucessos de grupos como a Banda Calypso, entre outras.

Você também encontra na cultura de Belém ritmos como o lundu, a siriá e a marujada. Não é difícil se deparar com locais e eventos que tragam esses ritmos, mas procure se informar sobre a agenda cultural da cidade.

Carimbó | Foto/Divulgação: UFPEL

E aí, gostou de saber um pouco sobre o que você pode curtir em Belém do Pará?

Essas são só algumas das principais recomendações que encontramos para celebrar o aniversário de Belém, mas caso queira compartilhar alguma dica de roteiro que não falamos aqui, deixe a sua recomendação em Aramis Community.

Ah, e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais ou com quem possa se interessar em conhecer um pouco mais sobre as maravilhas de Belém do Pará.

Outra dica interessante é que em Belém você encontra várias lojas Aramis nos principais pontos da cidade. Aproveite a visita e conheça as nossas lojas!


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore