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Você já jogou Magic?

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Você já jogou Magic?

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Você conhece Magic?

Nos últimos anos, esse jogo tem inspirado não só a vida de pessoas com interesse nos campeonatos de mesa ou que buscam conhecer mais sobre esse universo, mas também de fãs que costumam ouvir histórias emocionantes.

Vem com a gente e entenda melhor o que é o Magic!

Afinal, o que é Magic?

Criado em 1993, Magic foi o primeiro jogo de cartas colecionáveis produzido e, atualmente conta com aproximadamente 12 milhões de jogadores ao redor do mundo.

Desenvolvido por Richard Garfield, Magic permite que seus jogadores utilizem um baralho de cartas construído de acordo com um modo individual de jogo, com o objetivo de tentar vencer o baralho adversário.

Como jogar?

Magic é um jogo de estratégia baseado em turnos. Ou seja, cada jogador tem sua vez. E, cada pessoa deve ter seu deck, denominado de Grimório.

Este deck deve contar com, no mínimo, 60 cartas (número aconselhado por especialistas do jogo), e 20 pontos de vida. As regras podem variar de acordo com o formato. O objetivo do Magic é derrotar o oponente. Para isso, existem 4 ocasiões em que um jogador pode se declarar derrotado.

São elas:

  • Quando seus pontos de vida chegam a 0;
  • Quando não tiver mais cartas em seu deck, vitória denominada Deck-Over;
  • Quando o efeito de uma carta declarar que um jogador ganha ou perde o jogo;
  • Quando tiver 10 ou mais marcadores de veneno.

Regras

Magic possui um conjunto de regras próprias que definem o objetivo dos jogadores, os tipos de cartas nele existentes, e a forma como elas interagem. Cada carta representa um elemento do jogo. Cada carta do baralho representa uma magia. Cada jogador tem 20 pontos de vida.

Ações do jogo

As ações que você pode executar durante um jogo e incluem virar seus cards, conjurar mágicas e atacar e bloquear com criaturas em combate:

Virando e desvirando

Virar um card significa girá-lo de lado para mostrar que ele foi usado neste turno. Você faz isso quando usa um terreno para gerar mana (energia necessária para usar determinadas cartas), quando ataca com uma criatura ou quando ativa uma habilidade que tem o símbolo de virar como parte de seu custo.

Como conjurar mágicas

Para conjurar uma mágica, você deve pagar seu custo de mana (localizado no canto superior direito do card) virando terrenos (ou outras permanentes) para gerar a quantidade e o tipo de mana exigido pela mágica.

Quando a mágica é conjurada, acontece uma das seguintes coisas: Se a mágica é instantânea ou um feitiço, você segue as instruções no card e depois o coloca em seu cemitério.

Se ela é uma criatura, um artefato ou um encantamento, você o coloca na mesa, à sua frente. O card agora está no campo de batalha.

Os cards no campo de batalha são chamados de permanentes, para diferenciá-los de mágicas instantâneas e feitiços, que nunca vão para o campo de batalha.

Ataque e bloqueio

A forma mais comum de vencer o jogo é atacar com suas criaturas. Se uma criatura ataca um oponente e não é bloqueada, ela causa dano igual ao seu poder àquele oponente.

A fase do meio de cada turno é a fase de combate. Em sua fase de combate, você escolhe quais de suas criaturas vão atacar, e quais oponentes elas atacarão. 

Vire suas criaturas para mostrar que elas estão atacando. Seus oponentes então escolhem quais das criaturas deles bloquearão, caso queiram bloquear. As criaturas viradas não podem ser declaradas como bloqueadoras.

Fases do jogo

O jogo é formado por 5 diferentes fases: fase inicial, primeira fase principal, fase de combate, segunda fase principal e fase final. Cada uma dessas fases são divididas em etapas. Confira.

Fase inicial: etapa de desvirar

Você desvira todas as suas permanentes viradas. No primeiro turno do jogo, você não tem nenhuma permanente, portanto você pode simplesmente pular esta etapa. Ninguém pode conjurar mágicas nem ativar habilidades durante essa etapa.

Etapa de manutenção

Os jogadores podem conjurar mágicas instantâneas e ativar habilidades. Essa parte do turno é mencionada em alguns cards. Se algo deve acontecer uma vez por turno, logo no início, isso será representado por uma habilidade desencadeada “no início da sua manutenção”.

Etapa de compra

Você deve comprar um card de seu grimório (mesmo que você não queira). Em um jogo de duas pessoas, o primeiro a jogar pula a etapa de compra de seu primeiro turno, para compensar a vantagem de jogar primeiro. Depois, os jogadores podem conjurar mágicas instantâneas e ativar habilidades.

Primeira fase principal

Você pode conjurar qualquer quantidade de feitiços, mágicas instantâneas, criaturas, artefatos, encantamentos e planeswalkers, e pode ativar habilidades.

Você pode jogar um terreno nesta fase, mas lembre-se de que só pode jogar um terreno por turno. Seu oponente pode conjurar mágicas instantâneas e ativar habilidades.

Fase de combate

Etapa de início de combate

Os jogadores podem conjurar mágicas instantâneas e ativar habilidades.

Etapa de declaração de atacantes

Você decide quais de suas criaturas desviradas atacarão e qual jogador ou planeswalker será atacado. Isso faz com que as criaturas atacantes sejam viradas. Depois, os jogadores podem conjurar mágicas instantâneas e ativar habilidades.

Etapa de declaração de bloqueadores

Seu oponente decide quais das criaturas desviradas dele bloquearão suas criaturas atacantes.

Caso várias criaturas bloqueiem um único atacante, você ordena os bloqueadores para mostrar qual será o primeiro a sofrer dano, qual será o segundo e assim por diante. Depois, os jogadores podem conjurar mágicas instantâneas e ativar habilidades.

Etapa de dano de combate

Cada criatura atacante ou bloqueadora que ainda estiver no campo de batalha, causa seu dano ao jogador defensor (se estiver atacando aquele jogador e não estiver bloqueada), a um planeswalker (se estiver atacando aquele planeswalker e não estiver bloqueada), à criatura (ou criaturas) que está lhe bloqueando ou à criatura que ela está bloqueando. 

Se uma criatura atacante é bloqueada por várias criaturas, você divide seu dano de combate entre elas, atribuindo pelo menos dano suficiente para destruir a primeira criatura bloqueadora, depois atribuindo dano à segunda, e assim por diante. 

Depois que os jogadores decidem como as criaturas que controlam causarão seu dano de combate, todo o dano é causado ao mesmo tempo. Depois, os jogadores podem conjurar mágicas instantâneas e ativar habilidades.

Etapa de final de combate

Os jogadores podem conjurar mágicas instantâneas e ativar habilidades.

Segunda fase principal

A sua segunda fase principal funciona da mesma forma que a sua primeira fase principal. Você pode conjurar qualquer tipo de mágica e ativar habilidades, mas seu oponente só pode conjurar mágicas instantâneas e ativar habilidades.

Você pode jogar um terreno durante esta fase se não tiver jogado um durante sua primeira fase principal.

Fase final

Etapa final

As habilidades que são desencadeadas “no início da sua etapa final” vão para a pilha. Os jogadores podem conjurar mágicas instantâneas e ativar habilidades.

Etapa de limpeza

Se você tem mais do que sete cards na mão, escolha e descarte cards até ficar apenas com sete. Depois, todo o dano em criaturas é removido, e todos os efeitos que duram “até o final do turno” terminam.

Ninguém pode conjurar mágicas instantâneas nem ativar habilidades, a menos que uma habilidade seja desencadeada durante esta etapa.

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