Corpo e Mente

O futuro da saúde segundo a cientista-chefe da OMS

Postado em

O futuro da saúde segundo a cientista-chefe da OMS

Leia em 5 min

No último dia 07 de Abril foi comemorado o Dia Mundial da Saúde e o ano de 2023 marca o 75º aniversário da Organização Mundial da Saúde.

Ao longo desses 75 anos, o mundo alcançou muitos marcos na saúde pública e, quando celebramos uma data como essa, é importante analisarmos o que esperamos da saúde no futuro.

Em um episódio gravado para o programa Science in 5, no canal da Organização Mundial de Saúde, no YouTube, a cientista-chefe da OMS, Dra. Soumya Swaminathan, traz pontos sobre o que ela acredita que seria um mundo perfeito, se tratando de saúde para todos.

Hoje, vamos passar por alguns pontos sobre o futuro da saúde e o que podemos esperar, baseado nas falas dela. 

Segue o fio!

Tratando a saúde do futuro

Segundo a Dra. Soumya, ao olhar para o futuro e imaginar uma família morando em uma área rural, uma aldeia ou um vilarejo, ela espera que essa família tenha uma casa própria para viver.

Além disso, há a esperança de que os problemas com a poluição do ar já estejam sanados, e que seja possível utilizar fontes renováveis e limpas de energia, reduzindo totalmente o uso das fontes altamente poluentes que temos hoje.

Para que a saúde seja plena no futuro, também é necessário que tenhamos água corrente potável, bem como instalações sanitárias otimizadas e eficientes, para reduzir os riscos de doenças infecciosas.

Imagino um agente comunitário de saúde morando naquela aldeia ou nas proximidades. Que conheça cada família na aldeia e tenha as ferramentas para lidar com os problemas de saúde comuns dessas famílias, desde crianças até idosos. E, que não seja apenas sobre diagnosticar e tratar doenças, mas com muito mais foco em cuidados preventivos de saúde.

Dra. Soumya Swaminathan, Cientista-chefe da OMS

Em um futuro ideal, a Dra. Soumya também espera que pessoas de todas as idades recebam vacinas, e não apenas crianças.

Que haja programas de triagem regular para problemas como pressão alta, diabetes, bem como alguns cânceres mais comuns, além de uma atenção especial para a reabilitação de pessoas que tiveram um acidente vascular cerebral ou com algum tipo de deficiência.

Outro grande objetivo para o futuro da saúde é que, pessoas com distúrbios relacionados ao envelhecimento, como demência, por exemplo, possam ter um lugar na comunidade onde encontrem tratamentos e, também, tempo de qualidade com outros idosos.

Em um futuro ideal para a saúde, creches e pré-escolas precisam estar presentes em cada aldeia, vilarejo ou região, para que crianças recém-nascidas com mãe trabalhadora tenham acesso a uma instalação onde possam receber cuidados físicos, estimulação cognitiva e boa nutrição. 

Por fim, a Dra. Soumya acredita que no futuro pode ser que exista uma visão muito mais holística para uma vida saudável e de bem-estar.

Quais inovações vão colaborar com o futuro da saúde?

Nas palavras da doutora, haverá muitas inovações, incluindo algumas que não podemos nem imaginar agora. 

Mas, ao pensar nas tecnologias existentes, a Doutora diz que algumas delas terão papéis  cada vez mais importantes, como a genômica, por exemplo.

Hoje em dia, estamos entendendo cada vez mais a função das tecnologias genômicas na prevenção e no tratamento de doenças, assim como na área de vigilância de patógenos, para que possamos acompanhar as mudanças em nosso ambiente e prever o desenvolvimento de doenças no futuro.

Ainda segundo a Dra. Soumya, também teremos tecnologias como a edição de genes e as tecnologias CRISPR Cas9, que facilitarão o tratamento de doenças genéticas como a anemia falciforme, por exemplo.

Outro ponto importante é a tecnologia digital, que pode se expandir para que mais pessoas tenham acesso a essas ferramentas, incluindo profissionais de saúde. Isso permitirá que as informações mais recentes cheguem às pessoas e possibilitará que elas cuidem melhor de sua saúde.

A doutora também vê os algoritmos de inteligência artificial ajudando médicos e profissionais de saúde a fazer diagnósticos, além da possibilidade de termos mais vacinas, mesmo para doenças não transmissíveis, como o câncer.

Quais são os maiores desafios na busca pelo futuro da saúde?

A Dra. Soumya Swaminathan diz que alguns dos maiores desafios são a busca por equidade e ética.

Equidade, porque vimos em um passado recente que as novas tecnologias demoram muito para chegar às pessoas em países de baixa renda. Serão necessárias mudanças para fornecermos acesso equitativo a produtos de saúde que salvam vidas. 

Em segundo lugar, a ética será fundamental, pois a utilização de novas tecnologias científicas, muitas vezes, é uma faca de dois gumes.

A doutora espera que aconteçam mais debates nos países através da criação de comitês nacionais de bioética. Isso vai ajudar a resolver a questão acima, para que novas possibilidades e ferramentas sejam usadas com sabedoria. 

Por fim, Soumya Swaminathan destacou que a desinformação e a desconfiança na área da ciência precisam ser tratadas, e que a melhor maneira de fazer isso é construindo alfabetização científica nas escolas. 

Esses são alguns pontos sobre o que podemos esperar do futuro da saúde, segundo a cientista-chefe da OMS, Dra. Soumya Swaminathan.

O caminho é longo, mas com o esforço de cada um, podemos seguir juntos rumo a um futuro onde as pessoas tenham mais acesso a diferentes tratamentos e prevenções, além de medicações e tecnologias, que possam proporcionar uma vida mais saudável a todos.

Se você gostou, compartilhe nas suas redes sociais ou com quem mais possa se interessar e salve Aramis Way nos seus favoritos para mais conteúdos como esse. 

Nos vemos por aqui!


Leia mais publicações

NEWSLETTER ARAMIS WAY

Fique por dentro das nossas novidades!

banner-img-footer
SmartPhone

Baixe nosso app e tenha descontos incríveis

PlayStore AppleStore