Café: tudo que você precisa saber sobre essa bebida tão popular
Postado em
Leia em 6 min
Café arábica, robusta, catuaí, conilon…são diversos tipos de grãos e variedades de cafés e vale a pena entender mais sobre esses sabores para fazer a escolha mais adequada ao seu paladar.
Você sabe quais são as diferenças de cada grão e as principais bebidas feitas com café? Neste post, vamos falar sobre tudo isso! Continue acompanhando o texto para entender mais sobre esse item tão popular no Brasil!
O consumo do café no Brasil e no mundo
O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo. E, também, não fica muito atrás em relação ao consumo, sendo o segundo consumidor global de café.
De acordo com uma pesquisa da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), divulgada em abril de 2022 em matéria da revista Forbes, o Brasil foi responsável pelo consumo de 21,5 milhões de sacas de 60 kg entre novembro de 2020 e outubro de 2021. Já os EUA, líder no ranking, consumiu 26 milhões de sacas no período da pesquisa.
Além de ser item obrigatório no café da manhã de muitas pessoas, o café tem uma importância cultural e social, sendo comum servi-lo após o almoço, para visitas, em reuniões e encontros.
A variedade de grãos e tipos de torras agrada a diferentes paladares, desde quem gosta do café mais forte e amargo a pessoas que priorizam um sabor mais adocicado.
Além do tradicional cafezinho preto, o produto pode ser consumido em outras bebidas quentes ou geladas, em bolos, sorvetes e doces.
As variedades de café
As espécies de café são divididas entre Arábica e Robusta. Dentro delas encontramos algumas variedades que apresentam características distintas para cultivo, sabor e etc.
Arábica
Arábica é o tipo de café mais consumido no mundo e é caracterizado por um sabor puro, suave e pouco ácido. Ele é mais adocicado do que o café do tipo Robusta.
Dentro da espécie Arábica existem algumas variedades de grãos que foram se transformando a partir da mistura com outros grãos e de mutações naturais.
Catuaí
O café tipo Catuaí é uma das principais variedades de café no país, sendo produzido em todas as regiões. Ele tem um sabor adocicado e surgiu a partir da mistura entre os tipos Novo Mundo e Caturra.
Bourbon
Outro tipo comum de café é o Bourbon. Ele é produzido no sul de Minas Gerais, tem aroma intenso e gosto levemente adocicado.
Caturra
Essa é uma mutação da variedade Bourbon. Ela pode ser encontrada nas cores amarela e vermelha e resulta em uma bebida de excelente qualidade. A variedade Caturra é plantada na Serra do Caparaó, em Minas Gerais.
Novo Mundo
O café Novo Mundo pode ser cultivado em diversas regiões. Normalmente, é mais usado em torras escuras, pois é mais encorpado e doce do que outras variedades.
Acaiá
Essa é uma mutação do Novo Mundo e é considerada um café raro. O grão tem frutos com sementes maiores do que outras variedades, tem sabor suave, acidez média e notas frutadas.
Robusta
A espécie Robusta tem uma concentração de cafeína bem maior do que a Arábica e há apenas uma variedade, a Conilon, que é mais amarga e bastante marcante.
Independentemente do tipo ou variedade do café, é possível encontrar bons produtos no mercado. Contudo, vale destacar que a qualidade é influenciada pela região do cultivo, colheita, manuseio e procedimentos de moagem.
Formas de preparar o café
O café preto coado é um clássico do Brasil, mas ainda há outras formas de explorar a bebida e destacar as características de cada variedade de café. Veja, a seguir, alguns métodos de preparação.
Café coado
Uma das formas mais comuns de fazer café é com coadores, que podem ser de pano, plástico ou inox, por exemplo, e resulta em uma bebida leve. A preparação é simples, basta colocar o pó no coador e despejar água quente.
Além dos coadores convencionais, existe o Hario V60, que tem uma abertura maior e um design com espirais em ângulo de 60°, o que possibilita explorar notas de sabores variados.
Cafeteira italiana
A cafeteira italiana ou Moka italiana prepara o café por meio de vapor de água. Quando a água aquece ela entra em contato com o pó e existe uma pressão que leva a bebida para a parte superior da cafeteira.
O grão do café deve ter moagem média para ser colocado na Moka Italiana. O resultado é uma bebida encorpada e intensa.
Prensa Francesa
Esse método não utiliza filtro de papel ou pano como nas formas mais comuns. Na prensa francesa a filtragem é feita a partir de uma tela fina no êmbolo, o que permite a separação entre os sólidos e o líquido.
Para usar esse utensílio é preciso escolher um grão com moagem grossa. A bebida finalizada é suave e bastante aromática.
Aeropress
A cafeteira Aeropress é uma maneira prática e rápida de ter um café encorpado e forte. Ela funciona por infusão e pressão por ar.
O método é bastante versátil e você pode alternar diferentes tipos de torra e moagem. Além disso, o tempo de infusão e a velocidade da pressão influenciam no gosto final. Ou seja, dá para fazer vários testes até chegar a um resultado equilibrado e adequado para o seu paladar.
Bebidas feitas com café
Além das diferentes possibilidades de preparar o café, também dá para utilizá-lo em outras bebidas, como espresso, cappuccino, entre outras. Entenda, a seguir, as principais características de cada uma delas.
- Espresso: é feito sob pressão com um jato de água quente. O processo resulta em um café concentrado com muito sabor e notas aromáticas. Para ter um bom espresso, é recomendado que a moagem dos grãos seja feita na hora de servir;
- Duplo: quando duas medidas de café espresso são servidas na mesma xícara ele é chamado de duplo;
- Cappuccino: invenção italiana feita a partir da mistura de café espresso e leite vaporizado. Uma das principais características do cappuccino é ter um creme bem consistente;
- Mocha: receita feita com café espresso, leite vaporizado, espuma de leite e calda de chocolate;
- Irish Coffee: como o nome já diz, o Irish Coffee foi criado na Irlanda. Ele leva café quente coado ou espresso, uísque irlandes e uma camada de creme;
- Café Turco: O café turco é feito a partir de uma infusão de café com moagem extra fina e especiarias. Assim, a bebida fica encorpada e com sabor marcante e adocicado. O café turco é feito em um cezve, uma panela pequena com cabo comprido.
O café faz parte do dia a dia de muitas pessoas e se você quer diferenciar um pouco a bebida e experimentar novos sabores, vale a pena conhecer mais sobre ele para arriscar diferentes formas de preparações, tipos de grãos e torras.
Gostou do post? Não deixe de acompanhar o blog da Aramis para conferir novos conteúdos!
Compartilhar: